Compras de Natal: dicas infalíveis para não extrapolar

O Natal está cada vez mais próximo, mas ainda há muita gente indo aos centros de compra para concluir as listas de presentes e produtos para a ceia. Roupas e alimentos estão entre os produtos mais procurados pelos brasileiros. Nessa época, tradicionalmente, as famílias se reúnem para celebrar o fim de mais um ano. Se você ainda não encerrou suas compras de Natal, separamos uma lista com dicas para economizar. Confira.

Compras de Natal: dicas infalíveis para não extrapolar
Compras de Natal: dicas infalíveis para não extrapolar

Dicas para economizar nas compras de Natal

  1. Faça uma lista por ordem de prioridade dos produtos

Ela evitará que você se perca no meio das ofertas e acabe comprando coisas que não precisa. Ao listar exatamente seus interesses, você irá ao ponto de venda sabendo exatamente aquilo que deseja e não precisará ficar procurando em diversos estabelecimentos.

Leia também: Cesta de Natal: Preços sobem e devem surpreender consumidores

  1. Pesquisa de preço

Sites, aplicativos e demais serviços online podem lhe ajudar quanto aos preços dos produtos. Por ser uma época de alta demanda, muitas marcas acabam elevando os valores para enganar os clientes.

É importante que você tenha uma noção do preço médio dos produtos para evitar ser enganado. Além disso, facilitará na busca por promoções. Ao consultar as ferramentas você pode encontrar ofertas que lhe proporcionarão uma boa economia.

  1. Cuidado com a ceia

Nesse fim de ano as proteínas e demais produtos tradicionalmente consumidos estão mais caros. Procure por opções secundárias para não pesar tanto financeiramente.

No lugar do bacalhau, por exemplo, porque não procurar por um outro pescado mais em conta? Basta elaborar o cardápio com uma certa antecedência e pensar em como substituir alguns produtos com valores mais salgados.

  1. Atenção aos presentes

Por ser uma época de muitas confraternizações, é comum exagerar nas compras de Natal presenteando os familiares. Uma boa opção é que no amigo secreto da família, por exemplo, seja estipulado um valor máximo para as lembranças.

Isso evitará a frustração de presentes não desejados e também manterá todos com a mesma despesa.

  1. Cartão de crédito

Tenha controle do que você vai passar no cartão de crédito durantes as compras de Natal, e estipule um limite de uso. Por ser um serviço mais prático e que de certa forma foge um pouco do controle, é normal que se use mais e acabe ultrapassando o orçamento.

Então, delimite uma quantia máxima para que você não comece o mês de janeiro em dívidas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.