IPVA 2020 RJ: calendário é divulgado com datas e descontos; saiba mais

Nesta sexta-feira (20), o governo liberou o calendário do IPVA 2020 Rio de Janeiro com as datas e os valores venais dos veículos, que serão utilizadas como base para calcular o IPVA do próximo ano.

Calendário do IPVA 2020 Rio é liberado
Calendário do IPVA 2020 Rio é liberado

Os valores a serem pagos variam de acordo com a tabela feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como tabela Fipe. Nesta são determinados o preço nacional do bem, considerando algumas características dos veículos como marca, modelo e ano de fabricação.

Leia também: IPVA RJ 2020: confira como realizar o cálculo do tributo

No Rio de Janeiro, os automóveis e as motocicletas terão um percentual de 1,5% a 4% cobrados sobre o seu preço de mercado, esse valor irá variar de acordo com o tipo do veículo e o combustível que é utilizado.

Segundo o publicado no Diário Oficial do Estado, o contribuinte terá duas opções de pagamento do imposto: em cota única ou em três parcelas iguais.

Aqueles que optarem por pagar o tributo em um cota única, o Estado do Rio oferece o desconto de 3% sobre o valor.

O início dos pagamentos se iniciará em janeiro, conforme o calendário que foi determinado para o IPVA 2020 do Rio. 

Calendário IPVA 2020 Rio

O governo carioca informou que o IPVA do próximo ano será menor, em média, 3,26% à menos que em 2019. A maior redução será para os veículos de passeio, que pagarão cerca de 3,60% a menos e as motos terão uma diminuição de pelo menos 2,06%. 

Em janeiro, o governo deve divulgar o valor da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) do Detran-RJ. Essa guia junta as taxas de licenciamento anual e também a de emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Sendo emitida pelo site do banco do Bradesco. Neste ano de 2019, o valor pago pelos contribuintes foi de R$202,55.

O dinheiro arrecadado com o pagamento desse imposto é utilizado para financiar os serviços públicos como saúde, educação e transporte das cidades brasileiras. 

Os motoristas são obrigados realizar o pagamento do IPVA 2020 Rio, deixar o débito aberto pode trazer diversas consequências. Uma das principais é não conseguir licenciar o veículo, somando multas e juros.

Além disso, caso o motorista seja parado por alguma autoridade e não estiver com o IPVA em dia, o carro pode ser apreendido. 

O proprietário ainda tem o nome inscrito em dívida ativa, assim, não poderá solicitar crédito nos bancos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!