Suspensão nos pagamentos do Rio de Janeiro geram protestos

Servidores públicos se posicionam contra atraso do 13º salário e demais pagamentos do Rio de Janeiro. A manifestação aconteceu nessa quarta-feira (18), em diversos pontos da cidade. Segundo os entrevistados, a motivação estava relacionada as falsas promessas do prefeito Marcelo Crivella que afirmou que o depósito seria realizado no último dia 17.

Suspensão nos pagamentos do Rio de Janeiro geram protestos
Suspensão nos pagamentos do Rio de Janeiro geram protestos

Se mostram insatisfeitos também os trabalhadores das Organizações Sociais de Saúde, que estão com seus salários retidos a meses.

Nessa terça-feira (17), a Secretaria Municipal da Fazenda, por meio de uma publicação no Diário Oficial do Município, determinou o congelamento de todos os pagamentos e movimentações financeiras da cidade.

Leia também: 13° salário dos servidores públicos do Rio é bloqueado

O decreto aconteceu justamente por causa do atraso nas parcelas dos trabalhadores da saúde, impedindo também que os demais recebessem o benefício. O órgão informou que o calendário de pagamento será reajustado, mas ainda não divulgou quais serão as novas datas.

Ao todo, são mais de 176 servidores ativos, aposentados e pensionistas a espera dos pagamentos no Rio de Janeiro.

Em um ao vivo, realizado na sua página do Facebook, Crivella tinha informado que a segunda parte do décimo terceiro estaria na conta dos funcionários ainda na última semana. Seu comunicado foi feito logo após a reunião de discussão dos orçamentos atrasados.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ) determinou a retirada de R$ 224 milhões das contas do Tesouro municipal.

O valor seria destinado ao pagamento das organizações sociais de saúde que segue sem previsão de recebimento. Mediante a situação, os trabalhadores decretaram greve até que seja liberado um comunicado informando o dia exato da prestação de contas.

Manifesto contra o bloqueio nos pagamentos do Rio de Janeiro

Além de ocupar a frente da prefeitura municipal, um grupo de servidores foi até o Palácio da Cidade, em Botafogo, para encontrar o prefeito e sua equipe.

Muitos falaram se tratar de uma falta de respeito com a classe trabalhadora, que além de não receber seus direitos, ficam a mercê de discursos mentirosos sem saberem o dia em que terão acesso ao benefício.

Vale lembrar que o pagamento do 13º, perante a lei, deve ser realizado ainda no mês de dezembro, conforme exige os direitos trabalhistas. Normalmente, a quantia é parcelada em até três vezes, a depender da situação dos cofres públicos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.