Novo cálculo do INSS: quem pode pedir?

O novo cálculo do INSS foi aprovado nessa quarta-feira (11) e movimentará os cofres públicos graças ao aumento na gratificação de milhares de pensionistas e aposentados do instituto. A medida determina que haja um reajuste no pagamento dos benefícios daqueles que estavam no mercado de trabalho antes de julho de 1994. Entretanto, é preciso entender quem poderá ter acesso a revisão.

Novo cálculo do INSS: quem pode pedir?
Novo cálculo do INSS: quem pode pedir?

Como funcionará a medida

O aumento acontecerá para aqueles que tinham suas carteiras assinadas antes das modificações do plano real. Para ter acesso é preciso dar entrada em um pedido de previsão previdenciária solicitando a inclusão de todos os salários no cálculo.

Porém, antes disso é importante que o beneficiário se informe sobre sua situação financeira para saber se a mesma lhe concederá o direito à revisão.

Veja também: Tabela do INSS para 2020 é divulgada

Aqueles que já estavam aposentados pelo INSS até 26 de novembro de 1999, por exemplo, poderão gozar do reajuste que será calculado em 80% de suas maiores contribuições feitas a partir de julho de 1994.

Já para quem começou a contribuir depois de 27 de novembro de 1999 e se aposentou até novembro de 2019, o cálculo também será de 80%, porém vai levar em consideração os salários mais altos desde novembro de 1999.

O trabalhador com a aposentadoria concedida depois 13 de novembro desse ano vão ter um novo pagamento baseado a partir de todas as contribuições prestadas depois de julho de 1994.

Prazo para solicitar novo cálculo do INSS

É preciso estar atento ao prazo máximo de até 10 anos para solicitar o benefício. Quem ultrapassar o tempo estipulado não poderá aderir ao reajuste.

Aqueles trabalhadores que se aposentaram em 2002, por exemplo, estão impedidos de reaver o auxílio, pois seu prazo se encerrou em 2012.

Em resumo, apenas os que deram entrada nas aposentadorias após 2009 poderão gozar dos novos valores.

Pagamentos atrasados

Ao dar entrada no recurso o trabalhador não só terá um reajuste nas futuras pensões, como também deve receber pelos atrasados. Os valores serão contabilizados apenas a partir dos últimos 5 anos anteriores ao pedido. Isso significa que quem deu entrada em 2011, vai receber uma revisão com novo cálculo do INSS a partir de 2006.

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.