Os moradores de Cuiabá com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 atrasados devem ficar atentos. O governo municipal está dando uma nova oportunidade para que as dívidas sejam encerradas ainda esse ano. Segundo o Decreto de nº 7.702/2019, a população poderá reparcelar o valor total do IPTU Cuiabá 2019, desde que o primeiro boleto seja quitado até o dia 20 de dezembro.
A divisão incluirá a quantia total do IPTU mais as multas e juros de atraso. O parcelamento pode acontecer em até três vezes e deve ser pago respectivamente em 20 de janeiro e 20 de fevereiro. Quanto as multas e juros, essas serão acumuladas apenas até o mês de dezembro.
Leia também: Consulta ao IPTU 2020 pode adiantar planejamento financeiro
Emissão dos carnês IPTU Cuiabá 2019
Para poder emitir os boletos o contribuinte pode ir até um ponto de apoio da Receita ou então solicitar pelo site da prefeitura, através do cadastro eletrônico. Basta acessar o portal do IPTU e ir até a emissão de guias.
Nela é preciso inserir o número de inscrição municipal disponível no carnês do IPTU Cuiabá 2019. E automaticamente será gerada a guia referente ao mês de dezembro.
Os boletos de janeiro e fevereiro só poderão ser emitidos a partir do dia 2 de janeiro de 2020. O portal ainda permite que sejam consultados os valores dos juros, multas e demais situações e atrasos do tributo.
Cada parcela precisa ter um pagamento mínimo de R$ 53,74 e caso o pagamento ultrapasse a data estipulada o contribuinte perderá o direito da renegociação.
Sobre o IPTU
Para determinar o valor do IPTU, a prefeitura municipal leva em consideração o valor de venda do imóvel. Quanto maior o terreno e melhor estruturada a propriedade, mais caro será o tributo. Outro detalhe importante é que precisam prestar conta do imposto todos aqueles que possuem algum apartamento, casa ou espaço em seu nome.
Em caso de residências alugadas, por exemplo, a obrigação do pagamento do imposto é do proprietário. Entretanto, o mesmo pode negociar com o locatário, no momento de assinatura do contrato, o repasse dos boletos para que o mesmo assuma a despesa.