Detran RS libera calendário do licenciamento 2020

Nesta segunda-feira(16), o Detran do estado do Rio Grande do Sul (DETRAN RS), liberou o calendário para a realização do licenciamento dos veículos do estado no próximo ano. As datas referente ao início da transição foram definidas pela portaria 563/2019. 

Detran RS libera calendário do licenciamento 2020
Detran RS libera calendário do licenciamento 2020

Do mesmo modo que aconteceu nos anos anteriores, as datas do pagamento do IPVA não são as mesmas para realizar o licenciamento do veículo.

O período para realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), vai até o dia 30 de dezembro deste ano, para que o pagamento seja feito de forma única e com um desconto oferecido pelo estado.

Os pagamentos seguirão até o mês de abril, quando se esgotam todos os prazos para quitar o imposto.

Leia também: Tem início calendário do IPVA RS de 2020

O IPVA, está liberado a partir de hoje (17) para os motoristas realizarem o pagamento de forma antecipada.

Além de oferecer os descontos para quem se adiantar no pagamento desse tributo, o Detran RS ainda concede vantagens nos programas Bom Motorista e do Bom Cidadão.

Já o licenciamento, só pode ser realizado após o pagamento do IPVA, de multas atrasadas e da taxa de expedição de um novo documento de CRLV.

A taxa sobre o certificado de licença é destinada ao Detran RS para que esse dinheiro consiga cobrir os custos de armazenamento, processamento de dados e a entrega dos documentos. 

Em alguns estados o licenciamento é realizado no mesmo dia em que as pendências são quitadas, porém no Rio Grande do Sul existe um prazo específico.

As datas para que os motoristas realizem essa etapa varia conforme o último número da placa. 

Detran RS – calendário licenciamento

O cronograma também é uma fonte de consulta para que os proprietários saibam até quando podem circular de forma legal no país. Passada a data, quem não tiver quitado os débitos corre o risco de ter o veículo apreendido.

  • 30/04: veículos com placas finais 1,2 e 3
  • 31/05: veículos com placas finais 4,5 e 6 
  • 30/06: veículos com placas finais 7,e 8
  • 31/07:veículos com placas finais 9 e 0

Depois de realizar o pagamento dessas taxas que compõem o licenciamento anual, os motoristas terão o seu certificado enviado para a sua residência. Por conta disso, é preciso que o endereço esteja atualizado no sistema.

Caso o motorista queira saber quando o documento ficará pronto e ser seá entregue é possível realizar a consulta dos prazos na Central de Serviços do Detran do Estado do Rio Grande do Sul.