IPTU 2020 de João Pessoa recebe novidades no pagamento

Novidades no pagamento do IPTU 2020 de João Pessoa. A partir do próximo ano os contribuintes da cidade poderão obter descontos no valor total do tributo por meio do programa Nota Fiscal. A medida foi anunciada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realizada em parceria com a Secretaria da Receita Municipal (Serem).

IPTU 2020 de João Pessoa recebe novidades no pagamento
IPTU 2020 de João Pessoa recebe novidades no pagamento

O programa consiste em um acumulo de pontos por meio da contratação de serviços em que exija a nota fiscal do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Leia também: Consulta ao IPTU 2020 pode adiantar planejamento financeiro

Quanto mais notas tiver, maior será o desconto ofertado. O cálculo para redução do valor varia de acordo com o tipo e quantidade de atividade registrada.

Como ter descontos no IPVA 2020 em João Pessoa

Para participar, basta fazer um cadastramento no site do programa (Portal do Contribuinte). Nele, é preciso preencher um formulário com os dados pessoais e concluir a ação por meio do registro do CPF. Poderão ter acesso todos os moradores do Estado da Paraíba.

Depois de concluir o cadastro, os pontos começam a ser registrado com a apresentação das notas fiscais. Segundo as regras do programa, a pontuação será lançada e acumulada em uma espécie de “conta corrente” do usuário. Lá ficarão todos os serviços solicitados por ele de modo que gere seus descontos.

Para emitir a pontuação final, é preciso ir até o Portal do Contribuinte e realizar o cálculo. A partir dos registros feitos pelo CPF do titular, será informado o valor da redução.

Aqueles que não tiverem imóveis em seu nome e ainda assim desejarem participar, poderão cadastrar o bem de outra pessoa em sua conta para receber o desconto no IPTU 2020 em João Pessoa.

“O cidadão poderá indicar um familiar, um amigo, qualquer pessoa, desde que seja de 1º a 3 de novembro de cada ano, através das inscrições imobiliárias, na mesma página do programa onde será feita a habilitação do cidadão”, afirmou o secretário da Serem, Max Bichara.

Segundo ele, a ação beneficiará tanto os moradores quanto o estado. “É um programa que, de fato, todos ganham. O município, que vai arrecadar os seus tributos, e o contribuinte, que vai ter o benefício através de desconto no IPTU. É uma forma de combater a sonegação fiscal e contemplar o cidadão tomador de serviços”, concluiu.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.