Economia de fim de ano: veja como usar dinheiro em viagem

Em época de final de ano considerar viagem de última hora parece ser um absurdo. Mas, com programação e bom planejamento o sonho de passar uma semana de férias ainda em 2019 pode ser possível. Veja a economia pode estar presente em dias de lazer.
Economia de fim de ano: veja como usar dinheiro em viagem
Economia de fim de ano: veja como usar dinheiro em viagem
Entender os gastos desta época como confraternizações, festas familiares, ceia, presentes de fim de ano e compras pode ser essencial. Para quem deseja viajar o primeiro passo está em entender o que é necessário para esta época e planejar com os recursos.
Mesmo com tantas obrigações comuns, os benefícios oferecidos durante esta época também são expressivos. É nesse último mês do ano que é previsto o recebimento do décimo terceiro, bonificações ou renda extra de final de ano. Com este dinheiro, planejar uma viagem sem gastar muito é possível.
Leia também: Uso do orçamento familiar gera alerta sobre dívidas 
Após entender estes pontos, chega a hora de planejar o investimento. A pergunta deverá ser respondida de forma clara: de onde irei tirar esses recursos? Entendendo isto se torna mais fácil. É essencial não fazer com que esse dinheiro falte.
Caso esteja planejando pagar impostos do próximo ano, a exemplo do IPTU e IPVA a recomendação é esperar. Mas caso contrário, existem soluções básicas que podem te ajudar.
Depois de estabelecer de onde virá o recurso para a viagem, agora é o momento de entender como será esse passeio. Vai ser com a família , sozinho, com amigos? Planejando este ponto você consegue escolher o destino.
A etapa seguinte consiste em programar qual transporte vai te levar até o destino final. Pesando também, em no que pode trazer mais economia. Passagens aéreas, por exemplo, são mais caras. Em contra partida,  é uma ótima forma de poupar tempo com viagens demoradas.
Ainda é possível pensar no ônibus como transporte. Ótima opção por ser mais barato e ter os mesmos pontos de horários parecidos de chegada com o de carro.
Com a escolha do destino em mente, detalhado como irá chegar, agora é a hora de planejar a estadia. Opte por soluções que atendem as suas necessidades antes já definidas. Existem diversas opções, hotel, hostel e Airbnb. Escolha a com maior pretensão de disponibilidade quanto à preços e comodidade.

Dicas para ter economia na viagem

  1. Procure atrações gratuitas no local que vai visitar. Cidades turísticas costumam ter praias abertas, feiras noturnas, exposições e atividades culturais abertas ao público;
  2. Filtre a sua hospedagem quando fizer o acesso aos sites de viagens, ou for fechar na agência de turismo. Escolha um hotel agradável, mas com valor menor do que um 5 estrelas;
  3. Anote todos os gastos para saber para onde está indo o seu dinheiro, o quanto ainda tem para ser usado e se esta é a melhor forma de gastar;
  4. Flexibilize a alimentação, isso quer dizer, evite restaurantes localizados dentro dos complexos de festas porque são mais caros. Experimente a comida local e busque recomendações no hotel;
  5. Abra sua mente. Não é só o exterior que tem lugares bonitos para serem visitados, o Brasil é lindo, tem custo menor e pode ser uma forma de conhecer sua própria origem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!