1° parcela do 13° salário dos servidores do Rio é liberada

O pagamento do 13° salário dos servidores do Rio e Janeiro começou a ser liberado nessa quinta-feira (12). O anunciou de confirmação foi feito por meio de um vídeo no Facebook do prefeito Marcelo Crivella, que afirmou que o benefício vai ser pago para mais de 176 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do município.

1° parcela do 13° salário dos servidores do Rio é liberada
1° parcela do 13° salário dos servidores do Rio é liberada

 

Em nota, a Casa Civil do município disse que o abono estará na conta de todos os servidores até o fim do expediente. O pagamento começou a ser realizado às 17h e se estenderá ao longo dessa sexta-feira (13).

Segundo o portal Extra, os prestadores ativos da educação e demais setores confirmaram o caimento da primeira parcela.

Leia também: 13° salário e abono das férias: quem pode receber?

Quanto ao restante do salário, deverá ser feito até o fim deste mês. Entretanto, não há uma confirmação exata da data tendo em vista que a prefeitura está em dívida com mais de 20 mil funcionários da saúde.

O valor do débito foi avaliado em R$ 325 milhões e segue sem previsão de liberação. Tal atraso foi pauta em audiência no Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT-RJ), horas antes de Crivella anunciar o 13° salário dos servidores do Rio.

Sobre o 13° salário dos servidores do Rio

Trata-se de um beneficio concedido a todos os trabalhadores de carteira assinada. Seu funcionamento varia entre empresas privadas e setores públicos. No primeiro caso, o contratante precisa prestar conta do salário até o dia 20 de dezembro e pode dividir o valor em duas parcelas.

Caso haja um atraso o trabalhador pode presta queixa e poderá ser indenizado. Já os patrões precisarão arcar com uma multa acima de R$ 100 por cada carteira fora do calendário.

Já para os servidores públicos, as regras são diferentes e variam de acordo com os interesses de cada governo estadual. A quantia também pode ser parcelada e suas datas de pagamento são determinadas de acordo com a situação financeira dos cofres públicos.

Em Santa Catarina, por exemplo, o beneficio foi divido em três parcelas. A primeira foi paga em julho, a segunda em agosto e a terceira agora em dezembro. Já na cidade do Rio de Janeiro, como dito, os prestadores começaram a receber na noite de ontem.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

1° parcela do 13° salário dos servidores do Rio é liberada

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA