O pagamento do 13° salário dos servidores do Rio e Janeiro começou a ser liberado nessa quinta-feira (12). O anunciou de confirmação foi feito por meio de um vídeo no Facebook do prefeito Marcelo Crivella, que afirmou que o benefício vai ser pago para mais de 176 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do município.
Em nota, a Casa Civil do município disse que o abono estará na conta de todos os servidores até o fim do expediente. O pagamento começou a ser realizado às 17h e se estenderá ao longo dessa sexta-feira (13).
Segundo o portal Extra, os prestadores ativos da educação e demais setores confirmaram o caimento da primeira parcela.
Leia também: 13° salário e abono das férias: quem pode receber?
Quanto ao restante do salário, deverá ser feito até o fim deste mês. Entretanto, não há uma confirmação exata da data tendo em vista que a prefeitura está em dívida com mais de 20 mil funcionários da saúde.
O valor do débito foi avaliado em R$ 325 milhões e segue sem previsão de liberação. Tal atraso foi pauta em audiência no Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT-RJ), horas antes de Crivella anunciar o 13° salário dos servidores do Rio.
Sobre o 13° salário dos servidores do Rio
Trata-se de um beneficio concedido a todos os trabalhadores de carteira assinada. Seu funcionamento varia entre empresas privadas e setores públicos. No primeiro caso, o contratante precisa prestar conta do salário até o dia 20 de dezembro e pode dividir o valor em duas parcelas.
Caso haja um atraso o trabalhador pode presta queixa e poderá ser indenizado. Já os patrões precisarão arcar com uma multa acima de R$ 100 por cada carteira fora do calendário.
Já para os servidores públicos, as regras são diferentes e variam de acordo com os interesses de cada governo estadual. A quantia também pode ser parcelada e suas datas de pagamento são determinadas de acordo com a situação financeira dos cofres públicos.
Em Santa Catarina, por exemplo, o beneficio foi divido em três parcelas. A primeira foi paga em julho, a segunda em agosto e a terceira agora em dezembro. Já na cidade do Rio de Janeiro, como dito, os prestadores começaram a receber na noite de ontem.