Sistema do INSS mais criterioso começa a funcionar

Fiscalização e monitoramento visam reduzir o número de fraudes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Nessa quarta-feira (11), foi lançado um programa de segurança que tem como objetivo identificar as irregularidades dos assegurados. Intitulada de Programa de Governança e Integridade, o novo sistema do INSS vai fazer a análise por meio do cruzamento de dados.

Sistema do INSS mais criterioso começa a funcionar
Sistema do INSS mais criterioso começa a funcionar

Na perícia serão levados em considerações informações governamentais e administrativas, registros trabalhistas, auditorias e setores de gestão de pessoas. Por meio de seu funcionamento, o governo federal espera reduzir as despesas dos cofres públicos a partir do desligamento dos assegurados que estão irregulares.

Segundo o presidente do INSS, Renato Vieira, o projeto vem sendo pensando desde o começo do ano e irá complementar a ação ‘pente-fino.’ Nela, estão sendo analisados os documentos e registros dos trabalhadores brasileiros para avaliar possíveis fraudes.

Leia também: Evite corte no benefício do INSS: dicas para não cair no pente fino

“Esse novo programa parte da premissa de que tão ou mais importante do que a cessação de benefícios irregulares é a identificação das causas que levaram ao pagamento de forma irregular; a origem do benefício irregular; e por que ele ocorreu” afirmou.

Renato alegou que o a tecnologia do sistema do INSS vai ajudar a diminuir e redistribuir consideravelmente suas despesas para aqueles que precisam verdadeiramente dos benefícios. Entre os casos de maior irregularidade, o auxílio-doença e auxílio-acidente ganham destaque.

Divulgado pelo próprios Instituto no início dessa semana, um balanço demonstrou que desde o começo da ação ‘pente-fino’ foram retirados mais de 216 mil benefícios. Os desligamentos estavam associados a incompatibilidade de renda, documentação e perícias.

O presidente Renato Vieira disse acreditar que os erros encontrados durante as análises ajudam a própria instituição a se preparar, e evitar que futuramente sejam gerados outros benefícios com irregularidades. Vieira chama de “aprendizado institucional”.

De acordo com o levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), 11% dos benefícios do INSS estão em situação de irregularidade.

Para garantir a eficácia do programa, o Instituto formulou um comitê estratégico que contará com seis departamentos: planejamento; gestão da informação; governança digital; integridade; gestão de contratações; e gestão de pessoas. Por fim, a ação contará também com uma Comissão de Ética, responsável por prevenir e punir os desvios dos servidores do órgão.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile