Divulgado calendário do IPVA 2020 do Rio Grande do Sul

Proprietários de veículos terrestres podem se programar para o pagamento do IPVA 2020 do Rio Grande do Sul. O governo do Estado divulgou calendário com as datas para quitar o débito no próximo ano.

Divulgado calendário do IPVA 2020 do Rio Grande do Sul
Divulgado calendário do IPVA 2020 do Rio Grande do Sul

Segundo a divulgação do novo calendário, os pagamentos do imposto começam no próximo dia 17 de dezembro. Para quem optar por realizar a quitação do débito de forma antecipada, poderá ter descontos de até 24,92% no valor do IPVA 2020 do Rio Grande do Sul.

Este calendário corresponde a uma resposta da população, quando, em novembro deste ano o governador do estado chegou a anunciar o fim da possibilidade de parcelamento. Mas, mediante a repercussão negativa, voltou atrás.

Leia também: Receita tem fiscalizado IPVA 2019 do Paraná nas maiores contribuintes

Para aqueles que optarem em realizar o pagamento até o dia 30 de dezembro terão até 24,92% de desconto em pagamento de parcela única para pessoa física, já a jurídica ganha o máximo de 6,14%.

Além deste beneficio, o motorista terá redução de 3% no total do imposto e poderá se valer ainda do valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF-RS) nos patamares de 2019. Nas viradas de ano a estimativa, com a atualização, é de alcançar os 3,35%.

Descontos no IPVA 2020 do Rio Grande do Sul

Já aqueles que preferem o pagamento parcelado devem ficar atentos as regras. A primeira parcela deverá ser quitada até 31 de janeiro.

Já as próximas datas de vencimento são em fevereiro – até o dia 28 – e março – até o dia 31. Os descontos aplicado nas parcelas correspondem a 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.

Ainda é possível quitar o imposto até a data limite considerando o final da placa do veículo. Nestes casos o valor é integral. Confira:

Ainda são aplicados descontos para as modalidades Bom Motorista, com redução de até 15% e Bom Cidadão que também aplica o mesmo percentual de desconto do outro programa.

Para participar destes benefícios, o interessado deverá se enquadrar em pré-requisitos já definidos pelo governo.

Para realizar o pagamento é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda e ter em mãos o número do RENAVAM e placa do carro. No endereço é possível realizar consultas e emitir o boleto.

O processo ainda pode ser realizado de forma online, por meio de internet banking, ou nos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Sair da versão mobile