Cartão Bolsa Família: saiba como ativar

Os cadastrados no programa  recebem o cartão Bolsa Família para saque mensal do dinheiro transferido pelo governo. Porém para receber o benefício é necessário realizar o desbloqueio do cartão. Saiba como fazer esse processo e ativar o documento para agilidade no recebimento.

Cartão Bolsa Família: saiba como ativar
Cartão Bolsa Família: saiba como ativar

O programa Bolsa Família foi implantado pelo governo no ano de 2003, ele surgiu da junção de outros do Programa Nacional de Acesso à Alimentação (PNAA). A unificação foi feita pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O sistema atende famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e de pobreza no país, para isso é feito a transferência de recursos para os cadastrados.  

Leia também: Começou calendário do Bolsa Família para dezembro: confira!

A ideia é que o dinheiro sirva como um complemento na renda de pessoas que ganham entre R$89 e R$178 por mês. Investindo a quantia na compra de remédios, roupas, alimentos e material escolar. 

Para fazer parte do programa um membro da família deve realizar a inscrição no  Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na gestão municipal do prograam.

Depois de realizar essa inscrição a família recebe uma carta, na qual a informa que ela está inserida no sistema.

Após esse período, a Caixa Econômica Federal emite e envia no endereço cadastrado o cartão Bolsa Família, o qual será utilizado para sacar o benefício mensalmente.

Porém, o cartão, assim como os cartões de crédito, precisam ser ativados para que possam ser usados nos caixas dos bancos.

Para realizar essa ativação é preciso que o responsável pela família ligue de qualquer telefone para o número 0800 726 0207. Neste número será necessário solicitar o desbloqueio do cartão Bolsa Família e a liberação para que o beneficiário cadastre uma senha. 

Em seguida, basta ir até uma casa lotérica ou agência da Caixa, para realizar o cadastro dessa senha e assinar um termo de responsabilidade.

O atendente que realizou o cadastramento irá passar o cartão no terminal eletrônico para ativá-lo.

Para realizar esse procedimento é preciso que o titular do crédito apresente um documento de identificação com foto.

Durante o período em que o cartão ainda esteja sendo emitido os beneficiários podem  sacar o dinheiro através de guia bancária apresentando documento de identificação em qualquer agência da Caixa.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!