Quais as expectativas do governo para o PIB em 2020? Entenda!

Após a alta do Produto Interno Bruto (PIB), que foi anunciada no terceiro trimestre deste ano de 2019. O governo brasileiro aumentou a sua expectativa para que o PIB em 2020 continue crescendo de forma consistente e vantajosa.

Quais as expectativas do governo para o PIB em 2020? Entenda!
Quais as expectativas do governo para o PIB em 2020? Entenda!

O último boletim do ano de 2019 foi divulgado pelo governo na quinta-feira (5), nele foi divulgado o valor do PIB do trimestre mais recente. A previsão do governo foi em setembro, e tinha como expectativa um número de 0,85%. Porém os resultados passaram essa marca e registraram 0,90%.

Em outubro, o Fundo Monetário Internacional (FMI), já tinha previsto essa projeção para o PIB, mas a previsão para o próximo ano era de que ele teria um crescimento menor.

Leia também: Liberação do FGTS cria expectativa de aumento no PIB

Só que depois desse aumento o governo está ainda mais otimista. E espera que o PIB em 2020, antes podendo ter um aumento de 2,17%, agora passe a ser ainda maior chegando a 2,32%. 

O secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, declarou no mesmo dia em seminário sobre o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que esse avanço esperado para o próximo ano pode subir mais que o previsto.

Rodrigues disse que o mercado está revendo suas estimativas também e projetando novas altas, que estão entre 2,5% a 2,8%. 

Já o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, acredita que o crescimento do próximo ano pode chegar a atingir 3%. Só que para isso o governo terá de se manter conservador ao divulgar as suas estimativas. 

Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, Sachsida, revelou que o seu otimismo com relação ao aumento no PIB vem principalmente da credibilidade que o governo vem ganhando. 

O crédito está relacionado a manutenção da política de ajuste fiscal, que reestrutura as expectativas de consumidores e empresários. Além disso, a reestruturação de recursos também ajudou o governo a crescer na economia do país.

Os números apresentados pelo governo são uma previsão, essas serão ajustadas e calculadas novamente ao longo do próximo ano, variando conforme as políticas econômicas que forem colocadas em prática.

As altas no produto interno bruto também projetam uma melhora no Natal deste ano, já que a economia do país está sendo retomada aos poucos.