Mais de 700 mil caem na malha fina do Imposto de Renda

Mais de 700 mil brasileiros apresentam inconsistências na declaração de seus impostos de renda. Nessa segunda-feira (9), a Receita Federal informou que 700.221 contribuintes caíram na famosa ‘malha fina’ do Imposto de Renda, por causa de erros e irregularidades de valores nas informações prestadas.

Mais de 700 mil caem na malha fina do Imposto de Renda
Mais de 700 mil caem na malha fina do Imposto de Renda

A quantidade divulgada corresponde a 2,13% do total de 32.931.145 do imposto neste ano. Segundo o órgão, destes, cerca de 74,9% apresentam imposto a restituir, 22,4% precisam pagar e 2,7% estão com o saldo zerado.

A malha fina acontece quando os valores informados não correspondem com os dados contabilizados pela Receita Federal. Caso de omissão de despesas, recebimentos e pagamentos são alguns dos principais motivos para ser notificado pela fazenda.

Leia também: Deduções fiscais do IRPF: como declarar?

Segundo o órgão, em 2019 os principais casos resultantes da retenção foram:

  • 35,6% em omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes
  • 25,1% em omissão de despesas médicas
  • 23,5% de divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF:
  • 12,5% de dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras

Como sair da malha fina do Imposto de Renda

Ao receber o comunicado, o contribuinte em situação de erro precisa verificar quais as pendências que ocasionaram tal situação. Na sequência, é preciso que o mesmo se retrate com a Receita Federal e apresente seus dados atualizados. Apenas após a resolução do chamado é que são pagas as restituições.

Para saber quais os erros, é preciso acessar o site da Receita Federal e se dirigir até o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Ao selecionar a opção “extrato” do Imposto de Renda deverá utilizar o código de acesso gerado na própria página. Na sequência a consulta é liberada juntamente com a declaração retificadora.

Após a resolução do caso, se tiver direito, a restituição passará a ser inclusa nos lotes residuais do Imposto de Renda.

Consultas ao último lote do IR

As consultas do sétimo e último lote do IR estão disponíveis desde a última segunda-feira. Basta acessar o site da Receita ou baixar o aplicativo também disponível nas versões IOS e Android. Aqueles que não encontrarem seus nomes nas tabelas, devem procurar o órgão, pois caíram na malha fina.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Mais de 700 mil caem na malha fina do Imposto de Renda

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA