Economistas projetam economia de 2020; veja!

Um novo ano está chegando e com ele as avaliações sobre o cenário econômico brasileiro. Segundo a pesquisa semanal Focus, compartilhada pelo Banco Central (BC), nessa segunda-feira (9), a expectativa para economia de 2020 é de desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 2%, e inflação de 3,60%.

Economistas projetam economia de 2020; veja!
Economistas projetam economia de 2020; veja!

Os dados mostram que, após período de crise de instabilidade política, a economia nacional está voltando a subir, indo de 0,99% para 1,10%. Identificou-se também uma variação de 2,22% para 2,24% de expansão no PIB, o que reforça um cenário mais positivo.

Entretanto, no que diz respeito a inflação, os números não parecem tão bons. O Boletim Focus revelou que em 2019 houve um crescimento de 3,52% para 3,84%, pela quinta semana consecutiva. Em 2020, espera-se que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mantenha-se em 3,60% conforme os últimos meses.

Acesse também: Acontece essa semana reunião que vai definir taxa Selic

Em novembro, o IPCA sofreu um acréscimo de 0,51%, sendo a maior alta mensal desde 2015, quando ficou em 1,01%.

Segundo o IBGE, entre as causas do reajuste, deve-se levar em consideração a elevação no preço das carnes e também o aumento nas tarifas de energia.

Segundo o Banco Central, a meta da inflação é de 4,25% em 2019, 4% em 2020, 3,75% em 2021 e 3,50% para 2022, levando em consideração um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para os próximos 12 meses, os especialistas afirmam que o esperado, para o desenvolvimento econômico nacional, é que haja um acréscimo de 3,67% para 3,90%.

É importante ressaltar que no terceiro semestre deste ano já fora contabilizada uma elevação de 0,6% em comparação aos três meses antecedentes. Segundo o IBGE, para formular tais números foram levados em consideração os ajustes sazonais. O resultado do estudo ficou acima do estipulado por 35 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, de crescimento de 0,4%.

Já quanto a opinião dos economistas mais requisitados, chamados top 5, a medida para a inflação oficial de 2019 saiu de 3,72% para 3,95% e a estimativa para o IPCA em 2020 passou de 3,55% para 3,50% de aumento.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Economistas projetam economia de 2020; veja!

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA