Fim do Bolsa Família: Novo nome do programa será anunciado

O programa do Bolsa Família ganhará novo nome no governo de Jair Bolsonaro e teve diversas novidades anunciadas pela equipe do país. O substituto será relançado durante as próximas semanas e terá o nome de “Renda Brasil”.

Fim do Bolsa Família: Novo nome do programa será anunciado
Fim do Bolsa Família: Novo nome do programa será anunciado

O Bolsa Família foi lançado pelo governo de Luis Inácio Lula da Silva. O programa surgiu a unificação de outras bolsas que já existiam no país, como a Bolsa Escola que foi criada no mês de abril de 2001; a Bolsa Alimentação, que foi criada em setembro de 2001 e o auxílio gás, criado em janeiro de 2002.

A junção dessas três bolsas, foram responsáveis pelo surgimento do programa Bolsa família no ano de 2003 e em janeiro de 2004 o projeto virou lei. 

Leia também: Presidente confirma pagamento do 13° salário do Bolsa Família 

O programa estava em vigor com esse nome há pelo menos 18 anos, porém o atual governo quer acabar com as marcas deixadas pelo governo do Partido dos Trabalhadores (PT). Sendo o Bolsa família um de seus principais feitos durante os anos de à frente do país.

Segundo o governo, o nome escolhido foi acordado entre os ministérios da Cidadania, Casa Civil e Economia. Agora, o título precisa da aprovação do presidente Jair Bolsonaro.

A equipe econômica pretende diminuir o benefício dos brasileiros com rendas maiores. A aposta é criar um incentivo que será pago a todas as crianças e jovens com menos de 21 anos.

A primeira mudança que vai ocorrer é a de expansão de recursos. Inicialmente o governo havia dito que iria aumentar os recursos para o programa chegando em R$16,5 bilhões.

Porém, por enquanto a equipe econômica informou que não será possível disponibilizar mais que R$4 bilhões de reais. 

O programa passará a ser dividido em 3 partes:

  • Benefício Cidadania que será pago para famílias de baixa renda;
  • Benefício Primeira Infância que será pago para crianças de até 3 anos;
  • Benefício a Crianças e Jovens que poderá ser recebido por jovens de até 21 anos. 

Agora, o Bolsa terá uma faixa de meritocracia, concedendo um salário extra para as crianças que seguirem determinadas condições como: bom posicionamento em olimpíadas que testam o conhecimento dos alunos ou de olimpíadas de esporte, em que os alunos ganhem medalhas.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!