Licenciamento do veículo 2020: quando regularizar o documento?

Um novo ano está chegando e com ele há também a atualização do licenciamento do veículo e pagamento de impostos como IPVA. O Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) é um documento que autoriza a circulação do automóvel em todo o território nacional. Por meio dele, o Detran consegue comprovar que o carro não apresenta nenhuma pendência financeira com o poder público.

Licenciamento de veículo 2020: quando regularizar o documento?
Licenciamento de veículo 2020: quando regularizar o documento?

Quando regularizar o documento?

Sua renovação precisa ser feita anualmente, e acontece se o automóvel não tiver nenhuma dívida de multa ou IPVA. Carros, motos, caminhões e etc., qualquer tipo de veículo precisa ter o licenciamento para poder circular.

Sua emissão é feita por meio do Detran de cada estado e pode ser solicitada tanto presencialmente quanto online. Basta requerer o documento e comprovar que não há nenhum imposto ou multa em aberto.

Leia também: Boleto do IPVA não chegou? Saiba o que fazer

Aqueles que desejarem fazer licenciamento do veíuclo no site, precisam informar a placa e o número do Renavam.

Em ambos os casos será emitido um boleto que deve ser pago dentro do prazo estipulado. O valor, diferentemente do IPVA, é igual para todos os tipos de veículos.

Entretanto, é preciso estar atento aos reajustes anuais realizados pelo governo federal. O carnê pode ser quitado em qualquer agência da Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil ou nas lotéricas.

Quais as consequências de fazer o licenciamento do veículo?

Quem não estiver com a documentação atualizada está sujeito a multas e também a ter o automóvel confiscado. Por se tratar de um registro obrigatório, os motoristas precisam estar sempre com ele em mãos e mantê-lo em dia.

Quem for pego na direção e não apresentar o CRLV atualizado, poderá levar uma multa de 7 pontos na habilitação e ter o veículo guinchado até a unidade do Detran. Para poder ter o bem novamente, o motorista precisará:

  • Pagar a multa;
  • Pagar todas as pendências que houver (como IPVA, DPVAT etc);
  • Fazer e pagar o licenciamento;
  • Pagar por dia que o carro ficou apreendido no pátio.

Caso seja encontradas dividas de anos anteriores, o valor também será cobrado e com juros. As dívidas com mais de dois anos deverão ser desbloqueadas por meio da Secretaria da Fazenda do local.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:

Licenciamento do veículo 2020: quando regularizar o documento?

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA