O que é preciso para sacar o 13° do Bolsa Família?

O mês de dezembro chegou e com ele a liberação do 13º pagamento do Bolsa Família. A partir da próxima terça-feira (10), os cadastrados no programa poderão receber o auxílio conforme o calendário do Ministério da Cidadania. O valor será igual ao da parcela mensal e varia de acordo com a realidade de cada beneficiário.

O que é preciso para sacar o 13° do Bolsa Família?
O que é preciso para sacar o 13° do Bolsa Família?

Para poder retirar o dinheiro é necessário ir até uma unidade da Caixa Econômica Federal apresentando a documentação pessoal e o cartão cidadão. Só terá o 13º liberado quem estiver devidamente inscrito no Cadastro Único e não apresentar nenhuma irregularidade.

Leia também: Agenda do Desenvolvimento Social: o que é esse projeto?

Aqueles com dúvidas se terão direito ou não a parcela extra, pode acessar o site ou aplicativo do programa. Ambas as plataformas disponibilizam o dia do pagamento e valor por cadastro.

Entretanto, é válido ressaltar que o 13º não apresenta distinção de pagamento e deve ser disponibilizado para todos os brasileiros assegurados pelo programa.

Calendário décimo terceiro Bolsa Família

  • 10/12- Pagamento para os beneficiários com final do NIS 1
  • 11/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 2
  • 12/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 3
  • 13/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 4
  • 17/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 6
  • 18/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 7
  • 19/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 8
  • 20/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 9
  • 23/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 0

Liberação do 13º

Essa é a primeira vez na história do programa que será paga uma décima terceira parcela. A medida é fruto do governo de Jair Bolsonaro e tem como finalidade ajudar as 13 milhões de famílias cadastradas a terem um fim de ano mais tranqüilo.

Não se sabe ainda se ela permanecerá durante os próximos anos. Por enquanto, a medida está em votação entre senadores e deputados e tem o prazo de até 120 dias para ser decidida. Caso contrário, perderá sua validade e não será aplicada em 2020.

Bolsa Família

Criado em 2003, o programa atende cerca de 13,5 milhões de famílias em todo o país. Sua atuação tem como foco pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, auxiliando-as financeiramente. Entre os critérios para ser aceito, é preciso ter uma renda mensal de até R$ 178,00.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

O que é preciso para sacar o 13° do Bolsa Família?

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA