O mês de dezembro chegou e com ele a liberação do 13º pagamento do Bolsa Família. A partir da próxima terça-feira (10), os cadastrados no programa poderão receber o auxílio conforme o calendário do Ministério da Cidadania. O valor será igual ao da parcela mensal e varia de acordo com a realidade de cada beneficiário.
Para poder retirar o dinheiro é necessário ir até uma unidade da Caixa Econômica Federal apresentando a documentação pessoal e o cartão cidadão. Só terá o 13º liberado quem estiver devidamente inscrito no Cadastro Único e não apresentar nenhuma irregularidade.
Leia também: Agenda do Desenvolvimento Social: o que é esse projeto?
Aqueles com dúvidas se terão direito ou não a parcela extra, pode acessar o site ou aplicativo do programa. Ambas as plataformas disponibilizam o dia do pagamento e valor por cadastro.
Entretanto, é válido ressaltar que o 13º não apresenta distinção de pagamento e deve ser disponibilizado para todos os brasileiros assegurados pelo programa.
Calendário décimo terceiro Bolsa Família
- 10/12- Pagamento para os beneficiários com final do NIS 1
- 11/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 2
- 12/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 3
- 13/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 4
- 17/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 6
- 18/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 7
- 19/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 8
- 20/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 9
- 23/12-Pagamento para os beneficiários com final do NIS 0
Liberação do 13º
Essa é a primeira vez na história do programa que será paga uma décima terceira parcela. A medida é fruto do governo de Jair Bolsonaro e tem como finalidade ajudar as 13 milhões de famílias cadastradas a terem um fim de ano mais tranqüilo.
Não se sabe ainda se ela permanecerá durante os próximos anos. Por enquanto, a medida está em votação entre senadores e deputados e tem o prazo de até 120 dias para ser decidida. Caso contrário, perderá sua validade e não será aplicada em 2020.
Bolsa Família
Criado em 2003, o programa atende cerca de 13,5 milhões de famílias em todo o país. Sua atuação tem como foco pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, auxiliando-as financeiramente. Entre os critérios para ser aceito, é preciso ter uma renda mensal de até R$ 178,00.