Isenção do IPTU de Salvador vai incluir hotéis

Rede de hotéis em Salvador estarão isentas de 40% no pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) devido de 2020 a 2023. A medida foi aprovada pela Câmara no último dia 27 e promete fomentar a hotelaria na região. Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, o desconto no IPTU de Salvador pode chegar a R$ 300 mil ao ano.

Isenção do IPTU de Salvador vai incluir hotéis
Isenção do IPTU de Salvador vai incluir hotéis

O desconto será obtido a partir de uma série de ações realizadas pelas marcas, como os gastos com inovação, requalificação da infraestrutura e modernização das instalações; qualificação do quadro de funcionários e aumento do nível de ocupação.

Em entrevista ao Bahia Notícias, o secretário informou que a medida já vem sendo pensada há anos e que a partir da reforma tributária viu-se a oportunidade de desenvolve-la.

Leia também: IPTU Verde: cidade do interior de SP adota programa sustentável

Cláudio acredita que conceder descontos em um despesa fixa dos hotéis pode ajudar no crescimento da rede, e funcionar como um incentivo ao turismo. Fazendo com que reacenda as oportunidades para alguns contribuintes do meio, que poderão investir esse valor na melhoria do seu empreendimento.

Vale dizer que o desconto vai variar de acordo com o porte do hotel, seu tamanho, localização, infraestrutura e etc. O governo municipal acredita que a escala de atingimento chegue a 40%.

Quanto ao impacto nos cofres públicos, previstos em R$1 milhão por tornar isentos a rede de hotelaria da cidade. O secretário Tinoco explicou que haverá um retorno do valor por meio do Imposto sobre Serviços (ISS) e que ao receber esse reajuste no IPTU de Salvador os hotéis estimulem sua produção que resultará em mais serviços.

“Todo o estudo que desenvolvemos através da Secretaria da Fazenda, onde a Secretaria de Turismo colaborou, mostra isso. A ideia é retirar uma despesa fixa, que se repete todo ano, e que eles estejam estimulados para trabalhar chegando por via do ISS”, explicou.

Hoje, a capital baiana tem como um dos seus sustentos o turismo. São viajantes de todos os lugares do país e do mundo em busca de hospedagem na cidade. O que, consequentemente, movimenta a economia local e os cofres municipais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.