Sustentabilidade será motivo de descontos no IPTU 2020. Os moradores da cidade de Catanduva, no interior de São Paulo, poderão obter reajustes de até 30% no pagamento do tributo. Aqueles que desenvolverem práticas ecológicas e comprovarem na prefeitura pagaram um valor menor nas parcelas do ano que vem, conforme regras do IPTU Verde.
A novidade foi divulgada pelo governo do município que alegou se tratar de uma iniciativa para a redução de energia elétrica na região. A medida foi proposta graças a iniciativa de uma empresa local que trabalhava com software.
Para reduzir o consumo de energia elétrica, o sócio da marca, Luciano Pereira, instaurou um reservatório com capacidade para 15 mil litros de água da chuva.
Saiba também: IPTU de Santos vai ter valor maior em 2020
Por meio do sistema de captação de água pluvial instalados em conjunto com placas solares, Luciano diminuiu seus custos com o pagamento das contas de energia e incentivou diversos empresários a fazerem o mesmo.
“A captação de água pluvial nos dá uma redução de 50% na conta e, já a energia é 100%. Tínhamos um gasto de até R$ 3 mil e hoje não gastamos nada”, afirmou o proprietário.
Graças a essa ação a Prefeitura de Catanduva decidiu criar o IPTU Verde. O projeto proporcionará descontos de 2% a 36% para os moradores que desenvolverem atividades em prol do meio ambiente.
Para ter acesso ao benefício, é preciso ir até a sede da prefeitura, solicitar o pedido de reajuste e comprovar (por meio de documentações) a existência dos sistemas de sustentabilidade.
“O reuso da água da chuva, aquecimento solar da água, energia elétrica solar, adoção de uma praça na cidade, tudo isso faz parte do projeto”, informou o secretário de Desenvolvimento Fábio Rinaldi.
Chefe de divisão de proteção ambiental, Karen Morandin afirma que a ação além de cuidar do meio ambiente, ajudará no bolso dos cidadãos. Já que projetos como estes podem diminuir os gastos com água e luz.
Segundo a prefeitura, a cidade conta com 65 mil imóveis e terrenos cadastrados. Espera-se que cerca de 50 mil pessoas sejam contempladas com os descontos.