Devedores do IPTU de Curitiba recebem notificação sobre atraso

Curitibanos recebem chamada para quitar dívidas referentes ao IPTU de 2019. O comunicado foi liberado nessa terça-feira (03) e solicita que os devedores prestem conta com o poder público do imposto deste ano. A Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento está sendo responsável por emitir os alertas a respeito do IPTU de Curitiba que já foram destinados para mais de 54 mil pessoas.

Devedores do IPTU de Curitiba recebem notificação sobre atraso
Devedores do IPTU de Curitiba recebem notificação sobre atraso

O informe é enviado por e-mail e diz respeito aos valores deste ano, que devem ser quitados ainda em dezembro. Segundo o diretor de departamento de Rendas Imobiliárias, Sérgio Luiz, a ação visa relembrar aqueles que não sabiam da última parcela (do mês de outubro) e evitar que os mesmos comecem o ano seguinte com dividas.

A ideia é lembrar essas pessoas de que, se não for pago ainda em 2019, o débito poderá ser inscrito em dívida ativa e sujeito a ajuizamento”, explicou.

Leia mais: IPTU 2020: como consultar valor do imposto?

Segundo a secretaria municipal de planejamento, a cobrança do IPTU de Curitiba vem sendo realizada para cumprir os protocolos de prestação de contas. Entretanto, não significa que tenha um aumento de inadimplência.

Conforme os dados liberados, em 2018 apenas 14,46% dos contribuintes efetuaram o pagamento. Já em 2019 esse percentual é de 14,82% até então.

Quanto aos pagamentos feitos à vista, em 2018, 35,24% dos contribuintes pagaram o valor total de uma vez e em 2019, esse percentual ficou em 35,62%.

Evite o processo

A secretaria reforça que é preciso manter os registros limpos com o município. Depois que o valor é inscrito na dívida ativa, o contribuinte terá um desgaste maior para retira-lo. Além dos juros, há também a parte burocrática que dificulta o processo.

Como e onde realizar o pagamento do IPTU de Curitiba

O imposto pode ser pago nas instituições financeiras autorizadas (lista abaixo). Ao optar pela prestação de constas no banco o contribuinte deverá se dirigir até os caixas eletrônicos ou guichês de atendimento.

Já quem desejar pagar online, pode o internet banking ou aplicativo de onde possui conta.

  • Caixa Econômica Federal S/A
  • Banco Bradesco S/A
  • Banco Do Brasil S/A
  • Banco Santander S/A
  • Banco Itaú– Unibanco S/A
  • Banco Cooperativo Sicredi S/A
  • Banco Cooperativo Sicoob S/A
  • Banco Mercantil Do Brasil S/A
  • Banco Citibank S/A

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.