Devedores do IPTU de Curitiba recebem notificação sobre atraso

Curitibanos recebem chamada para quitar dívidas referentes ao IPTU de 2019. O comunicado foi liberado nessa terça-feira (03) e solicita que os devedores prestem conta com o poder público do imposto deste ano. A Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento está sendo responsável por emitir os alertas a respeito do IPTU de Curitiba que já foram destinados para mais de 54 mil pessoas.

publicidade
Devedores do IPTU de Curitiba recebem notificação sobre atraso
Devedores do IPTU de Curitiba recebem notificação sobre atraso

O informe é enviado por e-mail e diz respeito aos valores deste ano, que devem ser quitados ainda em dezembro. Segundo o diretor de departamento de Rendas Imobiliárias, Sérgio Luiz, a ação visa relembrar aqueles que não sabiam da última parcela (do mês de outubro) e evitar que os mesmos comecem o ano seguinte com dividas.

A ideia é lembrar essas pessoas de que, se não for pago ainda em 2019, o débito poderá ser inscrito em dívida ativa e sujeito a ajuizamento”, explicou.

publicidade

Leia mais: IPTU 2020: como consultar valor do imposto?

Segundo a secretaria municipal de planejamento, a cobrança do IPTU de Curitiba vem sendo realizada para cumprir os protocolos de prestação de contas. Entretanto, não significa que tenha um aumento de inadimplência.

Conforme os dados liberados, em 2018 apenas 14,46% dos contribuintes efetuaram o pagamento. Já em 2019 esse percentual é de 14,82% até então.

Quanto aos pagamentos feitos à vista, em 2018, 35,24% dos contribuintes pagaram o valor total de uma vez e em 2019, esse percentual ficou em 35,62%.

Evite o processo

A secretaria reforça que é preciso manter os registros limpos com o município. Depois que o valor é inscrito na dívida ativa, o contribuinte terá um desgaste maior para retira-lo. Além dos juros, há também a parte burocrática que dificulta o processo.

Como e onde realizar o pagamento do IPTU de Curitiba

O imposto pode ser pago nas instituições financeiras autorizadas (lista abaixo). Ao optar pela prestação de constas no banco o contribuinte deverá se dirigir até os caixas eletrônicos ou guichês de atendimento.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Já quem desejar pagar online, pode o internet banking ou aplicativo de onde possui conta.

  • Caixa Econômica Federal S/A
  • Banco Bradesco S/A
  • Banco Do Brasil S/A
  • Banco Santander S/A
  • Banco Itaú– Unibanco S/A
  • Banco Cooperativo Sicredi S/A
  • Banco Cooperativo Sicoob S/A
  • Banco Mercantil Do Brasil S/A
  • Banco Citibank S/A

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!