Agenda do Desenvolvimento Social: o que é esse projeto?

Agenda de Desenvolvimento Social promete desenvolver ações que têm como objetivo ajudar os mais pobres no país. O projeto foi lançado na Câmara dos Deputados e já está apresentando efetividade. Na última semana, por meio dele, o Programa Bolsa Família passou a integrar a Constituição Brasileira, deixando de ser uma política de governo para se tornar uma política de estado. Ou seja, tendo garantia de continuidade.

Agenda do Desenvolvimento Social: o que é esse projeto?
Agenda do Desenvolvimento Social: o que é esse projeto?

Trata-se de um cronograma de atividades que tem como objetivo equilibrar as ações de recuperação fiscal do Estado com a necessidade de auxiliar aqueles que estão em situação de pobreza e desigualdade social.

Seu funcionamento está baseado em cinco pilares: garantia de renda, inclusão produtiva, rede de proteção ao trabalhador, incentivo à governança responsável e promoção do acesso à água e ao saneamento.

Leia também: CCJ da Câmara aprova garantia do Bolsa Família na Constituição

Segundo os parlamentares envolvidos, a Agenda terá como propósito reduzir o número de miséria no país, além de dar assistência aos brasileiros que não possuem condições financeiras e sociais de desenvolvimento. Eles afirmam que a principal prioridade do projeto será diminuir o impacto da crise econômica nos mais pobres.

Para estruturá-lo, foram realizados estudos que comprovaram que o número de pessoas em situação de extrema pobreza e de pobreza segue em crescimento.

Segundo os dados levantados, em 2012, o Brasil tinha 5,8 milhões de cidadãos em extrema pobreza e 16 milhões em pobreza. Em 2017, esses números subiram para 11,8 milhões e 22,6 milhões, respectivamente.

Principais pontos da Agenda do Desenvolvimento Social

A primeira atividade estava relacionada ao Bolsa Família. O projeto veio trabalhando para integrá-lo na Constituição e conseguiu a aprovação na última semana. O argumento utilizado para tal medida é que o programa, ao se tornar uma política de estado, deixará de ficar vulnerável aos desdobramentos dos governos em anos políticos.

O programa também visa instaurar um projeto de lei que tem como objetivo fornecer benefício para a primeira infância. Ele terá como foco criança do 0 aos 5 anos e pretende atender cerca de 3,1 milhões de brasileiros.

Outra atividade será a inclusão produtiva por meio da educação técnica para o mercado de trabalho. A proposta pretender criar um fundo de poupança compulsória individual e também atualizar o abono salarial de seus contemplados.

Por fim, o programa também planeja desenvolver atividades ligadas ao abastecimento de água e ao saneamento básico.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile