PREVBarco do INSS aumenta cobertura no Amazonas 

O PREVBarco é uma agência móvel do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que leva atendimento para a população do oeste do Estado do Pará e também do Estado do Amazonas. Essas unidades flutuantes já foram responsáveis por 9,26% dos benefícios concedidos na região.

PREVBarco do INSS aumenta cobertura no Amazonas 
PREVBarco do INSS aumenta cobertura no Amazonas 

As agências flutuantes, atuaram na região entre os anos de 1996 e 2014, porém depois desse período elas foram interrompidas pelo Governo Federal.

Neste ano, no mês de novembro o INSS havia em conjunto com o governo do Pará inaugurado duas novas embarcações para atender a população.

O INSS fez um levantamento que mostrou que os barcos que atendem a população liberaram 10.426 benefícios entre os anos de 2018 e 2019.

Leia também: Nova tabela do INSS entra em vigor a partir de março

Com esses dados, o INSS pretende em 2020 ampliar a navegação dos barcos para 7.353 milhas náuticas ao longo de todo o ano. Neste trajeto serão percorridos os Rios Juruá, Purus, Solimões, Madeira e Amazonas e alguns afluentes menores.

Nos ciclos de navegações foram incluídas as cidades de Japurá, que nunca recebeu a embarcação e Maraã.

Nas cidades de Japurá e Maraã, pouquíssimas pessoas recebem o benefício, por conta da dificuldade de locomoção dos moradores até a agência mais próxima, que está localizada em Tefé.

Para irem até o local os moradores desembolsam R$700,00 para pagar uma lancha que só vai até a cidade duas vezes por semana, e realizam uma viagem de 20 horas até o local.

A agência fluvial do INSS possui a estrutura idêntica a de um prédio fixo. Dentro do barco há guichês de atendimento, salas e todo o equipamento necessário. Dentro do barco é possível que a população faça a perícia médica.

No segundo andar do barco estão localizados os camarotes, sala de reuniões e outros setores do alojamento dos tripulantes e dos servidores.

As viagens seguem um cronograma, com os locais e os dias em que estarão em cada região. A instituição entra em contato com as cidades que avisam a sua população e se organizam para a realização do atendimento. Essas informações também podem ser consultadas no site do INSS.

O PREVBarco foi criado em setembro de 1997, no Estado do Pará, com o nome de Posto Flutuante, atende à população que vive às margens dos rios amazônicos, em municípios onde não há unidades do INSS. Nesses 21 anos de existência, o Projeto PREVBarco já atendeu mais de 600 mil ribeirinhos da região Amazônica.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!