Preço do diesel vai subir em média 2% nas refinarias

A partir desta quarta-feira (4), o preço médio do diesel sofrerá um reajuste. O aumento será de aproximadamente 2% nas refinarias da Petrobras. As mudanças não devem surtir efeito imediato ao consumidor final. Motivos para a readequação no preço está entre diversos fatores, como a alta do dólar e custos externos da estatal.

Preço do diesel vai subir em média 2% nas refinarias
Preço do diesel vai subir em média 2% nas refinarias

A decisão foi divulgada na última terça-feira (2) pela companhia à Reuters. Mesmo com as mudanças o impacto não será rapidamente visto pelo consumidor final. Esse repasse poderá levar um tempo até ser totalmente implementado.

O atraso se dá por diversos fatores envolvidos no trâmite, a exemplo dos impostos, margens de distribuição e revenda, e mistura de biocombustíveis. Tais pontos podem provocar uma demora na entrega e visualização das mudanças.

Leia também: Petrobras aumenta preço da gasolina em 4% nas refinarias 

Em números, o reajuste será de cerca de 2,27 reais. O preço final do combustível fóssil nas refinarias só não será maior que o último valor já autorizado, aproximadamente 2,29 reais alcançados no fim de setembro. Esses são os números divulgados pela estatal, mas compilados pela Reuters.

Mesmo com as alterações sobre o preço do diesel, a gasolina, por sua vez, não terá nenhuma modificação em relação ao preço do litro. Os últimos ajustes sob a gasolina foram realizados nas últimas semanas, quando os índices subiram em 2,8% e, posteriormente, 4%.

A Petrobras tem adotado uma nova política de preços para a gasolina e diesel. O valor segue o princípio da paridade de importação, que é formada pela cotação internacional dos produtos mais os custos de importadores, tais como transportes e taxas portuárias.

Além, de claro, os custos de câmbio. Neste sentido, na última semana, o dólar atingiu sucessivos recordes no seu alto valor e chegou a casa dos 4,26 reais na quarta-feira (27), somando a alta de 5,77% em novembro. Já nesta quarta-feira (4), a moeda americana opera em baixa, sendo vendida a R$4,19.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!