IPTU Natal 2020 vai ganhar 16% de desconto

Nessa segunda-feira (02), a Prefeitura de Natal publicou um decreto que permite que os cidadãos consigam pagar seu Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com descontos de até 16%. O comunicado foi divulgado por meio do Diário Oficial da União e estará em vigor até o dia 8 de janeiro, ou seja, será válido para o IPTU Natal 2020.

IPTU Natal 2020 vai ganhar 16% de desconto
IPTU Natal 2020 vai ganhar 16% de desconto

Para poder ter acesso ao desconto, é preciso que o contribuinte esteja com suas contas em dia com a prefeitura e também emita o Documento de Arrecadação Municipal por conta própria, sem aguardar a chegada do boleto via Correios. Sua solicitação é feita pela internet, através do site da prefeitura, por meio do número de registro do imóvel.

O desconto só será ofertado para aqueles que respeitarem o prazo de pagamento, determinado para o dia 8 de janeiro. Aqueles que não conseguirem quitar a dívida a tempo, terão que encerra-la à vista e sem acréscimos até a data de vencimento presente no boleto do imposto.

Leia também: IPTU 2020: como consultar valor do imposto?

Há ainda a opção sem descontos, de dividir o valor total do IPTU em até 10 vezes. O valor será o mesmo para todas as parcelas, que contarão com um reajuste de 1% ao mês.

Carnês de pagamento IPTU Natal 2020

A distribuição dos carnes de 2020 acontecerão de acordo com a região onde está localizada o imóvel. Aqueles nas zonas Sul e Leste receberão o boleto até o fim de janeiro e devem pagar até 20 de fevereiro. Quem estiver pelas zonas Norte e Oeste terão acesso aos carnês a partir de março e o pagamento deve ser feito até o dia 20 do próprio mês.

Segundo Ludenilson Lopes, titular da Semut, a maioria dos imóveis que estão em dívida com o IPTU são localizados nas Zonas Norte e Oeste, correspondendo a 75% do imposto. Os demais 25% correspondem a inadimplência das Zonas Sul e Leste.

Segundo ele, a partir da renegociação, espera-se que seja possível arrecadar R$ 50 milhões para as contas do estado. Para ele, os descontos devem ser vistos como uma forma de ajudar aqueles que estão em dívida e também proporcionar uma oportunidade de entrada financeira nas despesas do estado.

Ludenilson relembrou ainda que, quem não quitar os impostos entrará para a Dívida Ativa do Município no início do segundo semestre de 2020 ou até antes disso. “O resultado, a gente sabe, são os leilões de imóveis quando o problema não é resolvido”, pontuou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.