O governo do estado do Tocantins decidiu notificar amigavelmente os donos de veículos, de todo o estado, que estão com o pagamento do IPVA atrasado. Ao, todo o estado constatou 299.943 proprietários endividados.
De acordo com o Detran do estado, a frota de Tocantins é composta por 715 mil veículos. No ano passado, o governo informou que deixou de receber o pagamento do IPVA de mais de 255 mil contribuintes. Com esse desfalque o estado deixou de arrecadar mais de R$48 milhões.
Esse ano, a maioria dos motoristas deixaram para saldar a dívida na última hora. E no final do prazo para o pagamento, cerca de 500 mil pessoas ainda não tinham quitado os impostos.
Leia também: Segunda via do IPVA: onde emitir o boleto
O estado do Tocantins, disponibilizou os boletos do IPVA 2019 desde o começo do ano e os motoristas tiveram três opções de pagamento. O primeiro foi a realização do pagamento à vista com desconto, o segundo possibilitava o parcelamento e a última opção oferecida é em parcela única sem desconto.
As notificações feitas pelo governo para avisar sobre o IPVA atrasado, foram por meio da publicação de uma edição suplementar do Diário Oficial.
Nessa publicação, estão inseridos os nomes do proprietário do veículo, a cidade que o contribuinte mora, partes dos número do Renavam e da placa do carro que está em débito, além do valor da dívida.
O documento foi publicado nesta quarta-feira (27) e concede um prazo de 20 dias, a partir do quinto dia da publicação do edital, para que o contribuinte resolva a sua pendência.
Caso esteja entre os notificados, é preciso ir até uma agência de atendimento da Secretaria da Fazenda, para negociar os valores. Aqueles que não comparecerem para fazer a negociação terão o nome inscrito na dívida ativa.
Vale lembrar que sem o IPVA pago, não é possível realizar o licenciamento do veículo. Além disso, dirigir com IPVA atrasado é considerada infração gravíssima e resulta em aplicação de multa, e possibilidade do veículo ser apreendido.
O atraso no pagamento da dívida, também deixa o nome do proprietário restrito, ou seja, será mais difícil para que a pessoa consiga empréstimos.