Mais um pagamento do Bolsa Família liberado. Os cadastrados que tem a numeração final 9 e 0 estarão recebendo o valor do auxílio de novembro entre hoje (29) e amanhã (30), conforme o calendário do programa. Somente esse mês, o governo liberou R$ 2,5 bilhões em todo o país. Cada família vem recebendo uma média de R$191,08.
Para retirar a quantia é preciso ir até uma unidade da Caixa Econômica ou da Lotérica, apresentando o cartão cidadão. Apesar do prazo final deste mês cair em um sábado, será possível sacar o valor.
Quem estiver em dúvida quanto a quantia que irá receber, pode consultar o site do Bolsa Família. Por meio do cadastro individual é possível verificar as datas de pagamento, e locais mais próximos para retirar o dinheiro.
Leia também: Golpe Bolsa Família: mensagem solicita cadastro para receber 13° salário
O valor total varia de acordo com a renda mínima de cada cadastrado e pode ser aumentado a partir dos dependentes da família.
Mulheres gestantes, recém nascidos de até seis meses, crianças matriculadas nas escolas públicas e jovens em conclusão do ensino médio têm direito a benefícios adicionais.
Cartões com número final 9 podem comparecer na agência nesta sexta-feira (29). Quem tem o benefício finalizado em 0 pode receber o Bolsa Família a partir de sábado (30).
13° salário do Bolsa Família
Após concluir a liberação de novembro, o programa dará início ao pagamento equivalente ao mês de dezembro e concederá também uma 13ª parcela. O valor extra é uma medida do governo de Jair Bolsonaro, anunciada no dia 15 de outubro, e deverá se repetir nos próximos anos.
Segundo o presidente, o Ministério da Cidadania, ao liberar o recurso, deseja contribuir para que essas famílias tenham um fim de ano mais tranquilo. Ao anunciar a medida, Bolsonaro reforçou seu compromisso com aqueles que estão em situação de extrema pobreza e disse se tratar de uma prioridade na agenda do governo.
Ao todo, cerca de 13 milhões de famílias serão contempladas até o fim de dezembro. Para participar, elas precisam estar registradas no Cadastro Único (plataforma social do Governo Federal) e serem aceitas pelo comitê do programa.
A superintendente de Benefícios, Programas e Projetos Socio-assistenciais do Suas, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cristina Caputi, afirma que a liberação do pagamento impactará diretamente na economia do estado. Graças a renda extra, muitos poderão aumentar as compras de fim de ano e por contas pendentes em dia.