Governador de SP veta descontos no IPVA de 2020

Nessa quarta-feira (27), o governador João Doria (PSDB) vetou o projeto que tinha como finalidade ofertar descontos no pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA de 2020. O texto estava em tramitação desde o mês de outubro e foi negado pelo parlamentar durante uma reunião na Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Governador de SP veta descontos no IPVA de 2020
Governador de SP veta descontos no IPVA de 2020

A proposta oferecia descontos de 5% no IPVA de 2020 e dos anos seguintes. E não levaria em consideração as infrações de trânsito do titular do veículo. Segundo o seu texto, seria realizado uma redução de 15% do valor total do imposto.

Para gozar de tal benefício os motoristas teriam que contabilizar três anos sem multa, de modo que fossem “parabenizados” pelo bom comportamento.

Notícia relacionada: IPVA SP: governo notifica inadimplentes com placa 7 e 8

Benefícios da MP

Segundo a deputada estadual Beth Sahão (PT), autora da proposta, a medida seria uma forma de reduzir o número de acidentes e transtornos ocasionados pela irresponsabilidade dos motoristas. Para ela, trata-se de uma forma de otimizar e propor segurança para a vida de quem está diariamente no trânsito.

Além disso, Beth falou também sobre as altas taxas do imposto. Para a deputada, o pagamento determinado em São Paulo é muito alto e acaba pesando no bolso dos cidadãos.

Durante a votação, ela afirmou que também é uma forma de reduzir os gastos e ajudar os paulistanos. “O IPVA de São Paulo é muito caro e esse desconto poderá reduzir o impacto dessas despesas no orçamento familiar”, justificou.

Quanto à opinião contrária de João Doria, segundo seu veto está relacionado ao abalo que a diminuição do imposto ocasionará nos cofres públicos. O governador defende que o dinheiro arrecadado com o IPVA é utilizado para diversos programas da área de saúde, educação, cultura, cidade e mais.

Porquê não aprovar o desconto no IPVA de 2020

Para defender sua posição, Doria alegou que 50% do valor do IPVA é repassado para outros municípios que ficaram de fora da medida. Ou seja, caso aprovado, o projeto só beneficiaria aqueles que estão na capital e os cidadãos das demais regiões ficariam em desfalque.

Estados como o Rio Grande do Sul e Pará já possuem um modelo de gratificação similar. Na Bahia, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras, o pagamento do IPVA 2019/2020 também está contando com alguns descontos.

É importante ressaltar que, apesar de ser um imposto aplicado em todo o território nacional, cada estado opera de forma individual no processo de cobrança.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.