IPVA SP: governo notifica inadimplentes com placa 7 e 8

Inadimplência em São Paulo. Nessa terça-feira (26), a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado notificou cerca de 447.505 motoristas que estão com o IPVA atrasado. O valor diz respeito a parcela de 2019 e deve ser pago pelos próximos 30 dias. Segundo o órgão, o débito já vem contabilizando mais de R$ 500 milhões na folha do governo.

IPVA SP: governo notifica inadimplentes com placa 7 e 8
IPVA SP: governo notifica inadimplentes com placa 7 e 8

O comunicado foi emitido por meio do Diário Oficial do Estado e convidou todos os motoristas com as placas final 7 e 8 a prestar conta de suas dívidas. Além de emitir um alerta eletrônico, a secretaria está enviando, pelos Correios, o boleto de cobrança para que estes possam efetuar o pagamento.

Quem foi notificado terá até 30 dias para poder encerrar o débito ou apresentar uma defesa. O serviço pode ser feito por meio de plataformas de pagamento online ou em qualquer agência bancária. Para efetua-lo, basta apresentar o número do Renavan e escolher o ano do débito.

Notícia relacionada: IPVA 2020 de São Paulo pode não incluir projeto de bom motorista

Aqueles que não prestarem conta ou justificarem sua situação terão o nome sujo no registro do estado. É válido lembrar que o pagamento do IPVA SP acarreta em multa e juros, além de deixar o motorista em débito com a união.

O dinheiro gerado pelo IPVA é destinado para serviços públicos ligados à saúde, educação, cultura e melhoria nas estradas. Com a dívida dos paulistanos, cerca de R$ 500 milhões, somado as multas de 20% dos valores devidos, estão sendo inviabilizados para tais atividades.

Segunda via do IPVA SP

Quem perder o boleto pode emitir uma segunda via no site do Detran. Para solicitar é preciso também fornecer o número do Renavam e a placa do veículo.

Será solicitado que o usuário crie um login fornecendo uma senha específica para poder acessar sua página no portal.

Outras regiões

Em demais estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia o imposto também vem sendo cobrado e os motoristas estão contando com descontos de até 70%. As ações visam incentivar a prestação de conta com o poder público. Por se tratar de uma cobrança estadual, não é obrigatório oferecer tais descontos. Cada região oferta de acordo com seus interesses.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.