Governo altera regras do 13° salário no programa Verde e Amarelo

Mais uma informação importante para o cidadão brasileiro. Mediante as alterações nos direitos trabalhistas, aqueles que tiverem suas carteiras assinadas pelo programa Verde e Amarelo precisarão lidar com modificações no pagamento do seu 13° salário.

Governo altera regras do 13° salário no programa Verde e Amarelo
Governo altera regras do 13° salário no programa Verde e Amarelo

Normalmente, o valor do benefício é pago em duas parcelas anuais, liberadas primeiramente em novembro e a segunda em dezembro. Entretanto, aqueles cadastrados no programa poderão não receber a quantia no fim do ano, considerando que ela será distribuída ao longo dos 12 meses.

A alteração não é obrigatória e cada trabalhador terá o direito de negociar com o seu empregador a forma que achar melhor. Segundo o texto do projeto, o valor pode ser pago junto ao salário mensal, sendo calculado proporcionalmente pelo tempo trabalhado. As férias também se adequarão e deverão ser pagas da mesma forma.

Leia também: Programa Verde e Amarelo vai taxar benefício do seguro defeso

Apesar de ser modificada por causa do Verde e Amarelo, a regra não é tão nova. No governo de Michel Temer, a proposta já tinha sido discutida de modo que o pagamento do 13° salário e das férias fossem quitados juntos, mediante o calculo das horas trabalhadas.

A decisão foi retomada por Jair Bolsonaro e deverá sair do papel caso o programa seja aprovado. Deputados e senadores ainda vão analisar a medida e podem incluir ou excluir alguma emenda.

Programa Verde e Amarelo: além do 13° salário

Desenvolvido no atual governo, o programa tem como objetivo contratar jovens entre 18 e 29 anos . A ideia é que, por meio a isenção de algumas taxas por parte dos contratados, este grupo tenha uma maior facilidade para entrar no mercado.

Seu texto prevê mudanças nos direitos trabalhistas, como o tempo de trabalho, redução no pagamento de benefícios associados ao INSS, entre outros. Além disso, ele dispensa a obrigatoriedade do diploma em diversos cursos, entre eles jornalismo, publicidade, design e mais.

Lançado no mês de novembro, o Verde e Amarelo vem dividindo opiniões pelo país. Especialistas alegam que se trata de uma desvalorização da classe trabalhadora que terá ainda menos direitos sob seus ofícios.

Já quanto aos empresários, muitos afirmam ser o principal alvo do Ministério da Economia, que estreitará relações e facilitará a contratação de uma mão de obra mais barata.

Sua criação é por meio da Medida Provisória (MP) 905/2019, que apesar de já está valendo, segue em votação pelos próximos 120 dias para que o Congresso torne Lei.

Os contratos desenvolvidos por meio dele só terão validade a partir de 2020, com um tempo de duração máxima de 2 anos por trabalhador.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.