Como funciona o pagamento no Mercado Pago

O Mercado Pago, é a carteira digital do Mercado Livre, uma plataforma em que o cliente pode receber e realizar pagamentos de forma totalmente online. A ferramenta faz a conexão entre o vendedor e o comprador dos produtos.

Como funciona o pagamento no Mercado Pago
Como funciona o pagamento no Mercado Pago

A ferramenta foi criada para gerenciar as vendas dos empreendedores que querem vender itens usados ou estão abrindo um negócio pequeno. A ideia do aplicativo é ser mais ágil e totalmente online.

É possível, inclusive, realizar operações de diversas formas, tanto com boletos, como com cartões de créditos.

Leia também: Aplicativo Mercado Pago: quais serviços são oferecidos no APP?

O cliente pode fazer compras pelo Mercado Pago de duas formas: selecionando-o como a forma de pagamento em sites parceiros ou adquirindo produtos na plataforma.

A plataforma oferece diversos serviços como colocar créditos no celular, no bilhete de transporte ou em serviços como Google Play, Office 365, Xbox Live e PSN, pagar contas de combustível (apenas em postos Shell habilitados) e boletos diversos ou enviar dinheiro para outra pessoa.

O Mercado pago está disponível para ser baixado pelo site ou pelos aplicativos, que estão disponíveis para Android e iOS.

Depois é preciso criar uma conta, caso o cliente não tenha.  Ao acessar o aplicativo, na tela principal “Minha Conta” é possível visualizar quanto de crédito o usuário tem e as opções de enviar dinheiro para alguém ou para sua própria conta. No centro, em “Pagamentos” e “Recebimentos” são exibidos os pagamentos feitos ou recebidos.

A opção mais importante é a de adicionar dinheiro à conta, ela é bem simples, o cliente coloca o valor que deseja na conta e gera um boleto. Depois, é só pagá-lo e, pronto, o valor será depositado em sua conta no serviço.

A função é útil para quem não quer fazer transações com cartões e pretende apenas transferir valores para a sua conta. Na aba de pagamentos, o usuário visualiza tudo o que já foi pago por ele.

E as opções de “Enviar dinheiro” para outros usuários, como modo de pagamento por algum produto comprado na rede, e “Recarregar seu celular” pré-pago só podem ser feitas se o usuário tiver dinheiro em sua conta do Mercado Pago. Não é possível utilizar cartões de crédito nessa função.

Como no Brasil, tanto o Mercado Pago quanto o Mercado Livre já são bem aceitos em outros países da América Latina.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!