Desde a segunda-feira passada (18), o programa de transferência de renda tem efetuado o pagamento referente a folha de novembro, conforme indica o calendário Bolsa Família. Os depósitos serão encerrados neste sábado (30). Nas contas do mês, o governo investiu nos salários R$2,5 bilhão em todo o país, com uma renda média de R$191,08 por família.
Desde o dia 18 de novembro o benefício tem sido pago conforme definido no calendário. Iniciam o recebimento aqueles com cartão de final 1.
A transferência é feita gradativamente nos dias úteis e considerando até mesmo o sábado de cada mês, sempre nos últimos 10 dias. Finalizando os pagamentos deste mês de novembro essa semana, no sábado (30)
Leia também: Sem recursos para o 13° do Bolsa Família? Veja resposta do governo
Os titulares devem acompanhar o calendário considerando o último número do cartão. Confira o calendário Bolsa Família:
- Final 1: 18/11;
- Final 2: 19/11;
- Final 3: 20/11;
- Final 4: 21/11;
- Final 4: 22/11;
- Final 5: 25/11;
- Final 6: 26/11;
- Final 7: 27/11;
- Final 8: 28/11;
- Final 9: 29/11;
- Final 0: 30/11.
Para receber basta ir até uma agência da Caixa ou casa lotérica com o cartão cidadãos em mãos. Aqueles que estiverem em dúvida quanto ao valor total ou data de pagamento podem acessar a plataforma online do Bolsa Família e conferir quando será sua vez de receber.
No Brasil, mais de 13 milhões de famílias são contempladas pelo programa. O valor varia de acordo com a realidade de cada cadastrado, sendo levado em consideração seu piso salarial, quantidade de dependentes, se há crianças, gestantes, entre outros.
Para participar é preciso se registrar no Cadastro Único (plataforma social do governo), em um ponto de atendimento da assistência social, e esperar o período de aprovação.
13° salário do Bolsa Família:
Segundo a superintendente de Benefícios, Programas e Projetos Socio-assistenciais do Suas, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cristina Caputi, a liberação do pagamento vem impactando diretamente na economia do estado.
Ela defende que por meio do 13º inúmeras famílias anteciparão as compras de fim de ano. O benefício será incluso na folha de pagamento do mês de dezembro, com início de saque no dia 10.
“O Bolsa Família faz girar a roda da economia, com o dinheiro as famílias mantêm o mercado de consumo aquecido fomentando a economia e o comércio”, explica.
A liberação do salário extra é mais uma ação do governo de Jair Bolsonaro. Enviada ao Congresso no dia 15 de outubro, a medida propôs o pagamento de uma parcela adicional ao benefício. Segundo o presidente, trata-se de ações que visam ajudar o brasileiro em situação de vulnerabilidade.
Em sua fala, ele ressaltou seu compromisso para com esse povo e disse que haverá outros projetos direcionados para pessoas de baixa renda. “Nós sabemos que pode ser até pouco para quem recebe, mas pelo que eles têm, é muito bem-vindo esse recurso”, declarou o presidente durante a assinatura da MP.
Quanto à repetição prevista para 2020, Osmar Terra, ministro da Cidadania, informou que o benefício será fixo apenas a partir do próximo ano. Será estruturado um orçamento governamental para que seja realocada a quantia necessária para a conclusão do pagamento.