Seguro desemprego dos pescadores artesanais: como solicitar?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou mudanças no processo de solicitação do Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA). Com as alterações, todo o procedimento passa a ser inteiramente automático.

Seguro desemprego dos pescadores artesanais: como solicitar?
Seguro desemprego dos pescadores artesanais: como solicitar?

O Seguro é uma assistência financeira temporária, no valor de um salário mínimo, concedida ao pescador que exerça sua atividade de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de parceiros, no período de defeso. Ou seja, quando fica impedido de pescar em razão da necessidade de preservação das espécies.

Notícia relacionada: Descontos no pagamento do seguro desemprego? Entenda a proposta do governo

Quem pode solicitar?

De acordo com o Governo Federal, esses são os perfis de pescadores que podem solicitar o seguro desemprego:

  • Exercer esta atividade de forma ininterrupta (individualmente ou em regime de economia familiar);
  • Ter registro ativo há pelo menos um ano no Registro Geral de Pesca (RGP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na condição de pescador profissional artesanal;
  • Ser segurado especial, na categoria de pescador profissional artesanal;
  • Comercializar a sua produção à pessoa física ou jurídica, comprovando contribuição previdenciária, nos últimos 12 meses imediatamente anteriores ao requerimento do benefício ou desde o último período de defeso até o início do período atual, o que for menor;
  • Não estar em gozo de nenhum benefício de prestação continuada da Assistência Social ou da Previdência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte;
  • Não ter vínculo de emprego ou outra relação de trabalho ou fonte de renda diversa da decorrente da atividade pesqueira.

Como solicitar o serviço?

Para realizar o processo de solicitação, o interessado deverá acessar o portal Meu INSS. Todas as etapas são online. Veja o passo a passo:

1- Acesse o portal do Meu INSS

2- Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “novo requerimento” e clique em “avançar”.

3- Digite no campo “pesquisar” a palavra “pescador” e selecione o serviço desejado.

4- Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

5- O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

Documentação necessária

No ato do processamento da solicitação do segundo desemprego, o interessado deverá informar os seguintes documentos:

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
  • Documento de identificação oficial válido e com foto (Carteira de Identidade ou Carteira Profissional, por exemplo);
  • Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia do comprovante do recolhimento da contribuição previdenciária (GPS), caso tenha comercializado sua produção à pessoa física;
  • Cópia de documento fiscal de venda do pescado à empresa adquirente, consumidora ou consignatária da produção, em que conste a operação realizada e o valor da respectiva contribuição previdenciária;
  • Registro de pescador profissional na categoria artesanal, emitido há pelo menos um ano;
    Comprovante de residência em municípios abrangidos pela portaria que declarou o defeso.

Resposta à solicitação

Depois de encaminhado os dados, o interessado deverá aguardar novas informações. O resultado poderá ser verificado no Portal Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

Ainda há outros canais para realizar o procedimento, pelo aplicativo do sistema, baixando o app Meu INSS nas lojas Play Store ou Apple Store.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Seguro desemprego dos pescadores artesanais: como solicitar?

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA