Aprovada no Senado, PEC Paralela pode modificar a reforma da Previdência

Mais mudanças na aposentadoria do trabalhador brasileiro. Nessa terça-feira (19), o Senado finalizou a votação da PEC Paralela, sendo aprovada mediante ao apoio de 53 parlamentares. Trata-se de uma extensão da reforma da Previdência que tem como um de seus objetivos facilitar a adesão de estados e municípios às novas regras da reforma.

Aprovada no Senado, PEC Paralela pode modificar a reforma da Previdência
Aprovada no Senado, PEC Paralela pode modificar a reforma da Previdência

O texto agora será encaminhado para a Câmara dos Deputados que precisará definir se a PEC Paralela entrará em vigor ou não.

Leia também: Mudanças no abono salarial após a reforma da Previdência? Entenda!

Articulada desde o mês de agosto, a proposta vem sendo tratada como um desdobramento da reforma da Previdência.

O motivo das votações separadas, segundo os gestores públicos, é para aperfeiçoar e agilizar a tramitação da PEC. Promulgada na semana passada, ela conta com as principais mudanças no que diz respeito à aposentadoria.

O que foi incluso na PEC Paralela

  • Estados e municípios

A PEC Paralela determina que, por meio de uma lei ordinária, estados, Distritos Federais e municípios possam adotar as regras da reforma para os regimes próprios da Previdência. Isso quer dizer que, servidores estaduais e municipais estarão enquadrados nas mesmas medidas dos servidores federais.

Seu texto também sugere que o prazo de revogação seja de até seis meses antes do fim do mandato do chefe do Poder Executivo local. Por fim, determina que, caso o estado adote as regras da reforma, todos os demais municípios também precisarão seguir as mesmas normas.

  • Reajuste nos cálculos de transição:

Os cálculos do benefício também passarão por modificações de acordo com o tempo de contribuição. Confira os ajustes propostos até 2025:

  • Até o fim de 2021: 80% maiores contribuições, descartados os 20% dos salários mais baixos;
  • Apartir de 2022: 90% maiores contribuições, descartados os 10% dos salários mais baixos;
  • A partir de 2025: 100% das contribuições.

 

  • Outras mudanças

A medida também sugere que as mulheres possam se aposentar, a partir de 2020, com uma idade mínima de 60 anos, contando com uma transição gradual de 6 meses a cada dois anos, até atingir 62 anos.

Já para os homens, o tempo de serviço precisará ser de ao menos 15 anos, estejam eles já no mercado ou não.

No que diz respeito à pensão por morte, o texto define que os pensionistas não terão renda formal inferior ao salário mínimo.

Por fim, a PEC sugere a criação de um benefício universal infantil, tendo como finalidade concentrar recursos para as famílias mais pobres e aqueles considerados primeira infância.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.