Restituição do IRPF não caiu na conta? Veja o que fazer

Nesta segunda-feira (18), a Receita Federal começou a liberar as restituições do sexto e penúltimo lote do Imposto de Renda 2019. O lote também irá contemplar aqueles que caíram na malha fina nos últimos anos e tiveram sua situação regularizada. O pagamento da restituição do IRPF vem sendo liberada diretamente na conta bancária fornecida pelo contribuinte, entretanto, aqueles que não receberam a quantia devem entrar com recurso.

Restituição do IRPF não caiu na conta? Veja o que fazer
Restituição do IRPF não caiu na conta? Veja o que fazer

Ao todo, espera-se que cerca de 1.365.366 contribuintes deverão receber R$ 2,1 bilhões Não constatar o valor em conta não significa ter caído na malha fina.

Notícia relacionada: Receita Federal deposita nesta segunda-feira (18) 6º lote de restituição do IRPF

Muitas vezes acontece que ao fornecer os dados bancários o contribuinte deixe passar algum erro nos dígitos, impedindo que o deposito seja feito. Em casos como esse, é possível receber o dinheiro que ficará retido temporariamente.

Para regularizar a situação, basta entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil, seja presencialmente ou pela Central de Atendimento, com os números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Na sequência, solicite um agendamento de crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome.O valor fica disponível para saque durante o período de 12 meses.

Caso não haja a retirada dentro desse prazo o contribuinte precisará fazer um requerimento online, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Como checar se a restituição do IRPF foi liberada?

Para saber se pode sacar a restituição é preciso acessar o Site da Receita Federal ou ligar para o Receitafone, no número 146. Quem quiser conferir por meios digitais, pode baixar o aplicativo Pessoa Física, disponível para os sistemas Android e iOS. Nele constará se as informações concedidas estão corretas ou se há alguma inconstância que impede o deposito.

Valor da restituição do IRPF tem correção monetária?

O cálculo total da restituição é feito pela Selic (taxa básica de juros) e não tem correção uma vez em que cai na conta. Os percentuais de ajuste variam de 4,02% (maio de 2019) a 112,3% (declarações entregues em 2008).

Não estou neste lote. Caí na malha fina?

O pagamento começou ontem (18), entretanto vai até o dia 16 de dezembro. Nesse caso é preciso esperar até que o valor caia na conta. Se houver alguma incompatibilidade é possível conferir pelas plataformas digitais já citadas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.