Quando é vantajoso entrar em um consórcio? Saiba aqui

Aqueles que estão pensando em se casar ou até mesmo os graduandos prestes a receber o diploma, normalmente costumam sonhar com um carro ou apartamento próprio. Considerando os altos valores do mercado, na grande maioria das vezes não é possível quitar tais compras de forma imediata, fazendo com que muitos deem entrada em um consórcio.

Quando é vantajoso entrar em um consórcio? Saiba aqui
Quando é vantajoso entrar em um consórcio? Saiba aqui

Trata-se de uma modalidade de compra desenvolvida para pessoas que têm o objetivo comum de obter um bem ou serviço. É como uma espécie de investimento a longo prazo, onde todos os integrantes investem um valor determinado, formando uma poupança comum para todos.

Saiba também: Quais cuidados tomar na hora de contratar um empréstimo consignado? Veja!

Os pagamentos mensais vão sendo realizados e após o cumprimento do período estipulado todos assinam a chamada carta de crédito que permite a compra do bem desejado. O tempo para tomar posse do bem varia de acordo com a empresa realizada, podendo ser de 12 ou até mesmo 42 meses.

Aqueles que não quiserem esperar por tanto tempo, podem antecipar o processo através de um lance, que corresponde ao valor oferecido como uma espécie de antecipação das parcelas.

Como o consórcio funciona na prática?

Para dar entrada em um consórcio é preciso antes de mais nada escolher uma administradora de acordo com o bem que você deseja adquirir.

Esteja atento as formas de pagamento, parcelas e taxas de juros, para que estes correspondam com sua realidade financeira.

Na sequência, após escolher a empresa, basta assinar o contrato e você passará a fazer parte de um grupo de consorciados.

A partir de então, serão cobrados os pagamentos das parcelas previstas em seu contrato. O cálculo que determina o valor das mensalidades é feito de acordo com o valor da carta de crédito, quer dizer, valor do bem, divido pelo período de quitação.

Além disso, são somadas também a taxa de administração, estipulada pelas empresas para poder organizar e garantir o funcionamento do fundo de reserva dos grupos.

A contemplação do bem acontece de duas formas. A primeira delas é o sorteio, onde se é definido a ordem de recebimento dentro do grupo. A segunda é por meio do lance, onde se é ofertado uma quantia como forma de antecipação das parcelas.

Quais são as 4 maiores vantagens de um consórcio?

  • Não tem juros

Diferentemente dos empréstimos, a modalidade não cobra juros dos clientes. A única taxa cobrada acima da carta de crédito é a administrativa que não pode sofrer alteração após a assinatura do contrato.

  • Promove planejamento financeiro

Por meio do consórcio é possível manter um controle financeiro. Seja um estagiário ou empresário, ambos podem dar entrada em suas cartas de crédito de acordo com o valor correspondente a sua folha de pagamento. Há inúmeras ofertas no mercado, estas variam desde a compra de uma moto, carro, caminhão, casa, apartamento e até mesmo serviços de viagens.

  • Favorece a negociação com valor à vista

Apesar de ter o valor parcelado, ao receber a carta de crédito o consorciado paga pelo seu bem na tabela de valores à vista. Isso garante descontos na hora da finalização de sua compra e caso o produto não corresponda ao valor total do investimento é possível utilizar 10% da carta de crédito para outras despesas.

  • É uma opção de investimento

Ele pode ser considerado como uma poupança ou previdência a longo e curto prazo. Por meio do pagamento das parcelas, o consorciado consegue ir juntando dinheiro de modo que possa obter um bom somatório final ao fim das prestações. Trata-se de uma opção segura, tendo em vista que todo o valor investido ficará guardado sob responsabilidade da empresa contratada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.