Quais cuidados tomar na hora de contratar um empréstimo consignado? Veja!

Para aqueles que desejam regularizar as contas ou dar início a um novo projeto, o empréstimo consignado pode ser uma ótima oportunidade. Trata-se de um crédito oferecido para os aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos que oferece uma das menores taxas de juros do mercado e prazos de pagamentos mais longos.

Quais cuidados tomar na hora de contratar um empréstimo consignado? Veja!
Quais cuidados tomar na hora de contratar um empréstimo consignado? Veja!

Segundo dados do Banco do Brasil, somente durante o mês de março, foram concedidos mais de R$ 72,6 bilhões para aqueles que precisavam de uma renda extra. Entretanto, apesar da oportunidade, é preciso estar muito atento antes de solicitá-la.

Leia também: Empréstimo do Banco Inter não faz consulta ao SPC/SERASA

Para evitar dívidas, fraudes e demais transtornos é preciso pesquisar bem sobre os benefícios e prejuízos ocasionados pelo empréstimo consignado. A modalidade que desconta da folha de pagamento o valor referente a quantia emprestada.

Estar atento as ofertas do banco, entender quais suas reais necessidades financeiras, saber sobre as taxas de juros e ter um planejamento econômico são pontos fundamentais antes de dar entrada no pedido de crédito. Confira algumas dicas:

  1. Faça um planejamento antes de pedir um empréstimo consignado

Ter um planejamento financeiro lhe ajudará a não ter futuros desfalques em seu contracheque. Colocar na ponta do lápis informações como: renda fixa, gastos mensais, investimentos e débitos proporcionará uma maior segurança.

Ao solicitar o empréstimo você precisa saber quanto poderá investir mensalmente, lembrando que o desconto é feito diretamente em sua folha de pagamento até a quitação total da dívida.

  1. Esteja por dentro de seus direitos

Apesar de assumir um compromisso financeiro com o banco, o débito referente ao empréstimo não pode ser feito sem sua autorização. Então, caso haja retiradas não aprovadas em sua conta, direcione-se até o gerente para dar entrada no processo de revisão.

É importante também saber que o empréstimo consignado só é liberado se o seu banco tiver convênio com o INSS. Ou seja, sendo correntista do Bradesco, por exemplo, ele precisa ter ligação com o instituto de modo que possa lhe oferecer o crédito.

Por fim, segundo o Banco Central, o desconto total deve ser de 35% tendo como base sua folha de pagamento.

  1. Leia com cuidado as condições do contrato

Antes de assinar o contrato leia todas às cláusulas, estando de olho em cada condição imposta. Elas devem corresponder com sua situação financeira e não podem ultrapassar seu orçamento.

  1. Confira os custos extras

Entre os custos extras normalmente aplicados pelos bancos estão as taxas de abertura de crédito, taxa de cadastro e seguro (em caso de desemprego). Informe-se do valor exato de cada um e se há a possibilidade de reajustes após o fechamento do contrato. É importante lembrar que o pagamentos dessas tarifas não podem ser obrigatórios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.