Empréstimo Bolsa Família: saiba quem pode solicitar o crédito

Aqueles que se beneficiam do programa Bolsa Família, além, do auxílio na renda, agora, podem fazer a solicitação de uma linha de crédito conhecida como microcrédito. O empréstimo Bolsa Família pode ser solicitado nas agências da caixa, porém é necessário que o dinheiro seja usado para empreendimentos ou melhoria das condições do grupo familiar. 

Empréstimo Bolsa Família: saiba quem pode solicitar o crédito
Empréstimo Bolsa Família: saiba quem pode solicitar o crédito

O empréstimo do Bolsa Família faz parte do Plano Progredir, a linha de crédito chamada de microcrédito foi lançada pelo governo de Michel Temer, no ano de 2017.

Leia também: Em dezembro Bolsa Família vai fazer dois pagamentos

A ideia do programa Progredir é ajudar na ampliação de renda com o desenvolvimento de pequenos negócios ou em melhorar as condições de moradia e educação de sua família. 

Para ter acesso ao empréstimo do Bolsa Família há alguns pré-requisitos, necessário possuir uma renda, além do que é recebido pelo programa. Essa renda precisa ser validada em carteira assinada e com comprovante de renda.

É preciso ter ao menos 18 anos completos ou ser emancipado, o nome não pode estar incluso no SPC ou Serasa, e permitir que um fiscal do programa realize uma visita em sua casa. Em alguns casos o solicitante precisa de um fiador para conseguir o empréstimo. 

Caso o beneficiário queira participar do plano progredir, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, depois disso é acessar o portal do progredir, se cadastrar e solicitar o crédito.

Para solicitar o empréstimo é necessário que o beneficiário vá até uma agência da Caixa, lá o cliente saberá se pode ou não pegar o empréstimo. Em seguida, agendar a visita de um representante do empréstimo em sua casa, caso seja necessário o solicitante deve estar acompanhado de seu fiador.

Após a visita do agente, é preciso aguardar mais 8 dias, para que seja feita a análise do crédito.

Se aprovado, espere a liberação do empréstimo que foi solicitado. Assim que o dinheiro for liberado ele estará disponível para saque. 

O valor mínimo de crédito é de R$300 e o limite para os beneficiários é de até 15 mil reais, a taxa de juros é cobrada de acordo com o banco que conceder o empréstimo ao beneficiário.

Atualmente, os bancos que oferecem o empréstimo Bolsa Família são: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]