Agências do INSS deixarão de contar com assistência social

Cerca de 1.400 brasileiros poderão ficar desempregados em 2020. Proposta pelo presidente Jair Bolsonaro, a Medida Provisória 905 determina o fim do serviço social dentro dos postos do INSS. Trata-se de um trabalho de apoio, fornecido em todo o país, que tem como objetivo informar os cidadãos sobre seus direitos previdenciários e concessão de benefícios.

Apesar de ter sido regulamentada recentemente por meio da Lei de 1991, o Serviço Social na Previdência existe há mais de 90 anos. Segundo especialistas, sua extinção deixará diversos brasileiros em caso de vulnerabilidade, tendo em vista que muitos não têm acesso e conhecimento o suficiente para usufruir das plataformas digitais.

Leia também: Donas de casa podem contribuir ao INSS? Veja!     

Perante os dados da Defensória Pública, apenas em 2018 foram realizados mais de 1 milhão e 300 mil atendimentos nas agências do INSS.

Por meio dos assistentes é possível fazer pareceres sociais, receber atendimento de socialização de informações com dados sobre a previdência, avaliação da deficiência (em caso de pericia medica) para a concessão do auxílio. Além de diversas ações externas que têm como finalidade deixar o cidadão informado sobre como funciona os programas do governo.

Caso seja aprovada, além de aumentar a taxa de desemprego, a proposta vai desamparar inúmeros brasileiros, especialmente os analfabetos e mais pobres. Muitas vezes, os assistentes sociais do INSS são considerados uma ponte de apoio para que possam entender sobre seus benefícios e direitos.

O que diz a Defensoria Pública

Defensor público da União, Thales Arcoverde Treiger pontua que em vez de criar novas estratégias de integração por parte dos profissionais, o governo está excluindo seus serviços. Ele afirma que a decisão influenciará diretamente no trabalho da defensoria pública que precisará redobrar o ritmo de atendimento.

“Com a MP 905 esperamos um aumento ainda maior pelo atendimento da Defensoria. Nem sempre conseguimos atender a estas pessoas que ficam perdidas, sem ter a quem recorrer. Isso tudo ainda possibilita que aproveitadores ajam para atuarem como procuradores e que acabam se beneficiando desta parcela da população que é a mais vulnerável”, alertou.

O projeto não foi comunicado a nenhum órgão filiado, pegando de surpresa tanto os servidores, quantos os gestores, representantes sindicais, segurados e a Defensoria Pública da União.

Procurados pelo jornal O Dia, o Ministério da Economia, INSS e Secretaria de Previdência não se posicionaram sobre a decisão. Até o momento desta publicação, não foram publicadas informações oficiais sobre o prazo de validação da proposta e quando passará a entrar em vigor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.