Irregularidades no cadastro Bolsa Família podem cancelar benefício

Considerado um dos principais programas sociais do Governo Federal, o Bolsa Família vem atendendo mais de 13,5 milhões de brasileiros, somente durante o mês de setembro. Agora, além de contar com o saque mensal, graças à medida aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro, os cidadãos receberam o 13º salário durante o mês de dezembro, dobrando a quantidade de investimentos realizados para este grupo.

Irregularidades no cadastro Bolsa Família podem cancelar benefício
Irregularidades no cadastro Bolsa Família podem cancelar benefício

Entretanto, é preciso estar atento as irregularidades de seu cadastro. Apesar de estar desenvolvendo medidas que visem ajudar os beneficiários, o governo também segue com uma operação pente-fino.

Saiba também: Calendário Bolsa Família faz pagamentos na próxima semana; consulte as datas

O objetivo é cortar o auxílio daqueles que apresentam informações desatualizadas ou incorretas, de modo que possa desafogar a folha de pagamento do Ministério da Cidadania.

Por meio de um cruzamento entre os diferentes bancos de dados (CadÚnico, INSS, Rais, Caged e CNPJ), onde estão registradas as informações dos assegurados, é possível descobrir quais famílias estão recebendo acima da renda declarada.

Crianças que não estão comparecendo a escola ou sem acompanhamento de saúde, conforme exige o programa, também são motivos para a desclassificação.

Ao todo, já foram encontrados mais de 1,136 milhão de titulares em situação irregular, sendo 469 mil foram cancelados e outros 667 mil bloqueados.

Entenda os principais motivos para o cancelamento do Bolsa Família:

RENDA ACIMA DA DECLARADA:

É preciso estar dentro do valor estipulado pelo governo. Quem tem uma renda maior que R$ 178,00 por pessoa, não pode ser cadastrados, pois esse é o teto do programa. Os locais onde houve um maior cancelamento por esse motivo foi no Sul e Sudeste.

AUSÊNCIA DE SAQUE:

Em caso de acumulo do saque o valor será retido. O prazo total para retirar a quantia é de até 90 dias. Se o titular não realizar nenhuma movimentação por mais de seis meses entende-se que seus familiares não precisam mais do benefício que será automaticamente cortado.

CADASTRO DESATUALIZADO:

A cada dois anos o programa realiza uma espécie de atualização cadastral. O beneficiário precisar estar atento para que não se esqueça de fornecer os dados solicitados. O aviso referente ao período para realizar o procedimento é comunicado pelo extrato do Bolsa Família e demais portais oficiais do programa. Caso perca o prazo, terá o valor retido sem autorização para saque.

INFORMAÇÕES INCORRETAS:

Muitos são desligados por incompatibilidade em seus dados. Ao fornecer os registros pessoais ao CadÚnico é preciso estar atento se as informações correspondem de fato com sua realidade. Em caso de mudança, seja de endereço, dependentes ou alteração de escola, por exemplo, é preciso notificar o programa.

Caso seu auxílio tenha sido cortado por este motivo, é necessário procurar o CRAS mais próximo e comprovar a atualização dos dados para poder voltar a receber a bolsa.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.