Como funciona o pagamento do Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país. Porém, muitos não sabem como funciona o pagamento do Bolsa Família.

Como funciona o pagamento do Bolsa Família?
Como funciona o pagamento do Bolsa Família?

As famílias recebem do governo um valor em dinheiro, que visa garantir o acesso a serviços essenciais como alimentação, saúde e educação para seus integrantes.

Leia também: Em dezembro Bolsa Família vai fazer dois pagamentos

O benefício é pago mensalmente para todas as famílias cadastradas e que estejam dentro dos critérios para receber o auxílio do programa.

Ao ingressarem no programa os titulares recebem um cartão, para retirar seu benefício, nele vem impresso um Número de Identificação Social (NIS). As datas para o recebimento do benefício são definidas pelo final desse número. Veja o calendário a seguir:

Sendo assim os cartões com número final 1, recebem em torno dos dias 10 a 20 de cada mês. E assim seguem, sucessivamente.

O benefício fica disponível durante 90 dias, a partir do dia em que o governo definiu para pagar pelo número do NIS.

Os valores pagamento do Bolsa Família para cada família varia de acordo com a renda mensal de cada pessoa que compõem o grupo familiar.

Porém somente as famílias que vivem em situação de extrema pobreza, com renda mensal de R$ 89,00 e famílias em situação de pobreza, com renda entre 89,01 reais e 178,00 reais mensais, são atendidas pelo programa.

Atualmente, mais de 13,5 milhões de famílias espalhadas por todo o país são beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Ao entrar os beneficiados precisam estar atentos a algumas regras, que caso não sejam cumpridas, levam ao bloqueio do benefício.

Essas regras são: atualização cadastral dos beneficiários, frequência escolar das crianças e acompanhamento de crianças e gestantes na rede de saúde.

Para fazer parte do programa, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Com base nas informações fornecidas, é avaliado se a família tem o perfil ou não para ingressar no programa. Em algumas cidades do país o cadastro é realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

O cadastro deve ser feito por uma pessoa da família. Os documentos necessários são CPF ou título de eleitor, comprovante de renda e de endereço, além de documentos dos outros integrantes da família.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!