Agendamento de perícia pode ser realizada no Meu INSS

Os beneficiários do INSS, agora não precisam ir até um posto para solicitar o atendimento da Previdência. É possível fazer até agendamento de perícia médica pelo aplicativo Meu INSS.

Agendamento de perícia pode ser realizada no Meu INSS
Agendamento de perícia pode ser realizada no Meu INSS

Depois de uma semana da aprovação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, o aplicativo Meu INSS teve um disparo em números de downloads nos aparelho de Android e iOS. O fato aconteceu entre os meses de agosto e setembro de 2019.

Leia também: INSS: como a reforma da Previdência vai interferir nos benefícios?

Com o aplicativo foi criado para facilitar o dia a dia dos beneficiários do INSS e também para evitar filas em suas agências. Os beneficiários podem realizar através dele agendamentos, como o de perícia médica.

A solicitação pode ser feita para agendamento de perícia do primeiro pedido do benefício ou para a prorrogação.

Caso o segurado não possa comparecer à perícia médica no dia e hora agendados, ele pode solicitar a remarcação, uma única vez, até três dias antes da data agendada, pelo aplicativo Meu INSS.O resultado da perícia também pode ser consultado pelo aplicativo.

Funções do Meu INSS

Além da opção de agendamento da perícia médica que dá direito ao pagamento do auxílio doença, e aposentadoria por invalidez. O aplicativo oferece outros tipos de serviço aos seus beneficiários como a consulta aos extratos previdenciários CNIS, onde é possível conferir o histórico de toda a situação contributiva do trabalhador na ativa e ver quanto tempo falta para se aposentar.

Ele também permite saber se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta.

Os beneficiários que desejarem realizar o pedido de aposentadorias urbanas. Nesse tópico, o trabalhador terá duas opções: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição.

Em qualquer uma dessas opções, o sistema irá analisar se o contribuinte já cumpre todos os requisitos para receber o benefício. Caso isso ocorra, o segurado poderá requerer e acompanhar o pedido de aposentadoria pelo site.

Só será necessário comparecer a uma agência quando houver inconsistência nas informações fornecidas pelo site e for preciso apresentar algum documento para dar início ao processo.

Há a possibilidade de pedir salário maternidade, ao realizar o pedido os sistemas do INSS realizam uma busca instantânea e identificam se o benefício já pode ser concedido sem a necessidade do comparecimento a uma agência.

Se não for possível a concessão automática, a segurada deve acompanhar o pedido, diretamente pelo Meu INSS, e aguardar que o INSS faça o ajuste dos dados cadastrais.

O prazo máximo para realização desses ajustes é de até 30 dias. Quando o benefício não pode ser concedido de forma automática, a plataforma faz o encaminhamento para uma agência do INSS.

Além de acompanhar histórico de crédito de benefício e da carta de concessão, que é enviada com informações do banco que será responsável pelo pagamento do benefício.

Para usar o aplicativo é só criar uma conta e fornecer seus dados para realizar o cadastro e depois o aplicativo pode ser utilizado.

Sair da versão mobile