Multa de 10% do FGTS é extinta em novo programa do governo

A aprovação do programa Verde Amarelo vem causando reajustes nas taxas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Desenvolvido com o objetivo de empregar jovens entre 18 e 29 anos, o projeto foi publicado na edição de ontem (13) do Diário Oficial da União e modificará alguns auxílios dos trabalhadores. Entre os cortes, será aniquilada a multa adicional de 10% do FGTS para aqueles que forem demitidos sem justa causa.

Multa de 10% do FGTS é extinta em novo programa do governo
Multa de 10% do FGTS é extinta em novo programa do governo

Segundo Waldery Rodrigues, secretário especial do Ministério da Economia, apesar de sua criação em outubro a multa seria extinta. Ele afirma que seu cancelamento resultará em um alívio de R$ 6,1 milhões nos gatos do governo em 2020, uma vez em que o valor não precisará mais ser repassado para a conta do Tesouro Nacional.

Leia também: Calendário do FGTS inclui mais dois pagamentos para novembro

Nesse caso, deixará de ser contabilizada dentro dos limites do governo federal, tendo sua transferência feita por meio da Caixa.

Taxas e cálculos do FGTS

Hoje em dia, o valor da multa de demissão sem justa causa, cobrado às empresas, é de 50%. 40% destinados ao trabalhador e 10% para a conta única do Tesouro Nacional. Com a aprovação do Verde Amarelo espera-se que haja uma redução de 80% nos recursos do FGTS. O cálculo levará em consideração a soma total dos depósitos pelo empregador e a multa aplicada.

Os cortes são aplicados para os jovens que estiverem cadastrados no programa. Estes, não podem ter um histórico de emprego na carteira, exceto se for por meio do Menor Aprendiz. O salário total corresponderá ao valor de R$ 1.497, com um contrato de duração de 24 meses.

O governo ainda estuda a possibilidade de renovação, caso o empregador tenha interesse em continuar com o funcionário. Entretanto, a proposta ainda não foi divulgada e segue em análise.

Críticas

Apesar de parecer uma ótima oportunidade para quem deseja entrar no mercado, diversas são as críticas quanto ao funcionamento do programa. Especialistas afirmam que a modalidade poderá resultar em uma exclusão dos demais trabalhadores que não estejam cadastrados no projeto.

Por se tratar de uma mão de obra barata que pesará menos no bolso das empresas, espera-se que estes deixem de contratar profissionais fora da categoria por ter um custo benefício mais altos.

Em contrapartida, o governo argumenta que cada empresa só poderá ter seu quadro de funcionários com até 20% de funcionários cadastrados pelo Verde Amarelo.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile