MEI deve ganhar novas categorias e alíquotas de imposto

O Projeto Verde e Amarelo, aprovado pelo governo federal no começo dessa semana, causará mudanças também na vida e no bolso dos pequenos empreendedores brasileiros. Com a proposta de estímulo ao emprego em andamento, serão criadas novas categorias para inserir aqueles que estiverem cadastrados no programa do Microempreendedor Individual (MEI).

MEI deve ganhar novas categorias e alíquotas de imposto
MEI deve ganhar novas categorias e alíquotas de imposto

As modalidades irão englobar os mais diferentes perfis. Motoristas de aplicativo, entregadores, ambulantes, entre outros, precisarão colaborar com as diferentes faixas de alíquota de impostos.

Leia mais: MEIs são ignorados na reforma tributária, segundo avaliação dos debatedores

Atualmente, o valor corresponde a cerca de 5%, podendo chegar até 11% mediante o desempenho de seu faturamento.

Hoje, o limite anual do faturamento bruto do programa é equivalente a R$ 81 mil. A partir dos reajustes, será reduzido o impacto financeiro do negócios por meio do aumento das receitas dessas microempresas.

Mudanças referentes ao número de funcionários também estão previstas. A empresa cadastrada poderá ter até 3 contratados, deixando de ser limitado a uma pessoa.

Apesar do programa Verde e Amarelo já ter sido aprovado, será preciso uma análise do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para definir quais serão as adaptações reais para quem for MEI.

MEI dos motoristas por aplicativos

No que diz respeito aos serviços por aplicativos, estes terão suas alíquotas mais altas dando acesso a benefícios associados a previdência. Entre os objetivos do programa, possibilitar uma cobertura previdenciária para esse tipo de trabalhador vem sendo pautado como um dos pontos principais.

A ideia é que estes tenham direito a gozar da aposentadoria por idade, correspondente a um salário mínimo, e demais benefícios como a pensão por morte, auxílio-doença, maternidade, entre outros fornecidos pelo INSS.

Além disso, contarão também com o registro de seus CNPJ, emissão de nota fiscal, vantagens de créditos e mais. Hoje, o Brasil conta com mais de 9,156 milhões de inscritos no MEI, sendo 1,067 milhão no Rio de Janeiro.

Segundo dados da Receita Federal, somente em 2018 foram investidos cerca de R$ 2,34 bilhões neste grupo. Entretanto, no que diz respeito ao índice de inadimplência, a taxa segue elevada, com uma média de 50%.

Segundo os especialistas, ao reformular o MEI o governo vem dando os primeiros sinais de que passará a cobrar impostos dos trabalhadores autônomos. Aplicativos que não prestam conta à União, por exemplo, podem sofrer um aumento em seus serviços devido as cobranças realizadas pelo setor público.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.