Cartão Cidadão para saque do PIS e FGTS; saiba como emitir

Em tempos de saque do FGTS e PIS, ter o Cartão Cidadão é uma forma mais fácil e rápida de retirar os benefícios. Desenvolvido pelo governo federal, ele garante acesso aos serviços sociais e trabalhistas com o funcionamento em todo o país.

Cartão Cidadão para saque do PIS e FGTS; saiba como emitir
Cartão Cidadão para saque do PIS e FGTS; saiba como emitir

Trata-se de uma espécie de cartão de débito para pode sacar os auxílios que se tem direito. Com a senha devidamente cadastrada, é possível utiliza-lo em todas as unidades Caixa, além de casas lotéricas, caixas eletrônicos e demais unidades financeiras autorizadas.

Leia também: Cartão Caixa Simples oferece crédito consignado; conheça!

Quem tem direito

O Cartão Cidadão é destinado para todo e qualquer trabalhador que possua cadastro no FGTS provisionado. Por meio dele é possível receber o abono salarial, parcelas do seguro-desemprego e demais benefícios sociais.

Aqueles que já são usuários da Caixa não precisam utiliza-lo para saque, uma vez em que o deposito é feito diretamente na conta. Já quem não for correntista do banco, deve utiliza-lo, mediante a apresentação de um documento oficial com foto, para poder pegar seu dinheiro.

Como pedir o Cartão Cidadão?

O cartão deve ser solicitado na agência Caixa mais próxima ou por telefone através do 0800-726-0207. É preciso fornecer o número do NIS para a efetuação do cadastro. Após o registro basta esperar que os Correios irá entrega-lo em sua residência. Ao receber, você terá que ir até uma central Caixa ou lotérica para cadastrar a senha.

O cadastro de uma senha só pode ser feito mediante a apresentação do termo de responsabilidade, disponível no site da Caixa. Ao assina-lo, obrigatoriamente na frente de um agente Caixa, serão solicitados seus documentos pessoais para poder registrar na central do banco.

Saiba a documentação necessária:

  • Carteira de identidade – fornecida pelos órgãos de segurança pública;
  • Carteira de habilitação – novo modelo e dentro do prazo de validade;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (Modelo Informatizado);
  • Carteira funcional – emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por decreto;
  • Identidade militar – expedida pelas Forças Armadas ou Forças Auxiliares para seus membros ou dependentes;
  • Carteira de identidade de estrangeiros – emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
  • Passaporte – emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal, quando se tratar de estrangeiro sob visto de permanência temporária pelo País.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.