Cartão Cidadão para saque do PIS e FGTS; saiba como emitir

Em tempos de saque do FGTS e PIS, ter o Cartão Cidadão é uma forma mais fácil e rápida de retirar os benefícios. Desenvolvido pelo governo federal, ele garante acesso aos serviços sociais e trabalhistas com o funcionamento em todo o país.

Cartão Cidadão para saque do PIS e FGTS; saiba como emitir
Cartão Cidadão para saque do PIS e FGTS; saiba como emitir

Trata-se de uma espécie de cartão de débito para pode sacar os auxílios que se tem direito. Com a senha devidamente cadastrada, é possível utiliza-lo em todas as unidades Caixa, além de casas lotéricas, caixas eletrônicos e demais unidades financeiras autorizadas.

Leia também: Cartão Caixa Simples oferece crédito consignado; conheça!

Quem tem direito

O Cartão Cidadão é destinado para todo e qualquer trabalhador que possua cadastro no FGTS provisionado. Por meio dele é possível receber o abono salarial, parcelas do seguro-desemprego e demais benefícios sociais.

Aqueles que já são usuários da Caixa não precisam utiliza-lo para saque, uma vez em que o deposito é feito diretamente na conta. Já quem não for correntista do banco, deve utiliza-lo, mediante a apresentação de um documento oficial com foto, para poder pegar seu dinheiro.

Como pedir o Cartão Cidadão?

O cartão deve ser solicitado na agência Caixa mais próxima ou por telefone através do 0800-726-0207. É preciso fornecer o número do NIS para a efetuação do cadastro. Após o registro basta esperar que os Correios irá entrega-lo em sua residência. Ao receber, você terá que ir até uma central Caixa ou lotérica para cadastrar a senha.

O cadastro de uma senha só pode ser feito mediante a apresentação do termo de responsabilidade, disponível no site da Caixa. Ao assina-lo, obrigatoriamente na frente de um agente Caixa, serão solicitados seus documentos pessoais para poder registrar na central do banco.

Saiba a documentação necessária:

  • Carteira de identidade – fornecida pelos órgãos de segurança pública;
  • Carteira de habilitação – novo modelo e dentro do prazo de validade;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (Modelo Informatizado);
  • Carteira funcional – emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por decreto;
  • Identidade militar – expedida pelas Forças Armadas ou Forças Auxiliares para seus membros ou dependentes;
  • Carteira de identidade de estrangeiros – emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
  • Passaporte – emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal, quando se tratar de estrangeiro sob visto de permanência temporária pelo País.

 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Cartão Cidadão para saque do PIS e FGTS; saiba como emitir

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA