Em tempos de saque do FGTS e PIS, ter o Cartão Cidadão é uma forma mais fácil e rápida de retirar os benefícios. Desenvolvido pelo governo federal, ele garante acesso aos serviços sociais e trabalhistas com o funcionamento em todo o país.
Trata-se de uma espécie de cartão de débito para pode sacar os auxílios que se tem direito. Com a senha devidamente cadastrada, é possível utiliza-lo em todas as unidades Caixa, além de casas lotéricas, caixas eletrônicos e demais unidades financeiras autorizadas.
Leia também: Cartão Caixa Simples oferece crédito consignado; conheça!
Quem tem direito
O Cartão Cidadão é destinado para todo e qualquer trabalhador que possua cadastro no FGTS provisionado. Por meio dele é possível receber o abono salarial, parcelas do seguro-desemprego e demais benefícios sociais.
Aqueles que já são usuários da Caixa não precisam utiliza-lo para saque, uma vez em que o deposito é feito diretamente na conta. Já quem não for correntista do banco, deve utiliza-lo, mediante a apresentação de um documento oficial com foto, para poder pegar seu dinheiro.
Como pedir o Cartão Cidadão?
O cartão deve ser solicitado na agência Caixa mais próxima ou por telefone através do 0800-726-0207. É preciso fornecer o número do NIS para a efetuação do cadastro. Após o registro basta esperar que os Correios irá entrega-lo em sua residência. Ao receber, você terá que ir até uma central Caixa ou lotérica para cadastrar a senha.
O cadastro de uma senha só pode ser feito mediante a apresentação do termo de responsabilidade, disponível no site da Caixa. Ao assina-lo, obrigatoriamente na frente de um agente Caixa, serão solicitados seus documentos pessoais para poder registrar na central do banco.
Saiba a documentação necessária:
- Carteira de identidade – fornecida pelos órgãos de segurança pública;
- Carteira de habilitação – novo modelo e dentro do prazo de validade;
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (Modelo Informatizado);
- Carteira funcional – emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por decreto;
- Identidade militar – expedida pelas Forças Armadas ou Forças Auxiliares para seus membros ou dependentes;
- Carteira de identidade de estrangeiros – emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
- Passaporte – emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal, quando se tratar de estrangeiro sob visto de permanência temporária pelo País.