Segurados do INSS têm 2 meses para sacar benefício, ou dinheiro será estornado

O INSS fez uma alerta sobre o prazo para a retirada do pagamentos dos aposentados, pensionistas e titulares de auxílios. Os beneficiários têm até 60 dias para realizar o saque do dinheiro, caso isso não ocorra a quantia é devolvida para o Instituto.

Segurados do INSS têm 2 meses para sacar benefício, ou dinheiro será estornado
Segurados do INSS têm 2 meses para sacar benefício, ou dinheiro será estornado

O recolhimento do valor no período limite de dois meses faz parte de uma política adotada pela Previdência Social, a fim de evitar possíveis fraudes ou o pagamento indevido de trabalhadores que já faleceram. Por isso, deixar o dinheiro rendendo não é uma solução viável.

Leia também: Seguro Desemprego vai ter descontos do INSS, conforme informou o governo

Quem desejar aplicar a quantia de alguma forma, deve transferir o pagamento para uma conta pessoal específica para esse objetivo. Na conta salário, quer dizer, conta de recebimento do benefício, a movimentação é necessária para comprovar que há uma pessoa física recebendo o valor.

Caso o banco devolva o dinheiro para o INSS, é necessário que o beneficiário solicite novamente o depósito por meio do aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135.

Pelo aplicativo é necessário que o beneficiário informe os dados pessoais, como RG e CPF, além de informações opcionais como endereço de e-mail e número de telefone. O beneficiário deve informar ainda o nome da mãe, seu dia de nascimento e o mês.

O cadastramento para o beneficio depende da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias e somente é finalizado quando o segurado responde de forma correta às perguntas.

Por isso, é preciso escolher a opção certa sobre a última empresa onde trabalhou recolhendo para a Previdência Social, o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos.

Depois disso, acordo com o INSS, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir disso , pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS.

O usuário, então, deve fazer o login, com seu CPF e a senha cadastrada. Na coluna à esquerda, deve clicar na opção “Agendamentos/Requerimentos” e escolher “Novo Requerimento”. Em seguida, precisa selecionar “Atualizações para manutenção do Benefício e outros Serviços” e escolher “Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido”.

A situação do segurado também pode ser regularizada pela central telefônica 135, clicando na opção que estarão enumeradas de 1 a 6.

A central funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita, se for feita de um telefone fixo. Se a ligação for feita de um aparelho celular, o custo da ligação realizada é o de uma ligação local.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Segurados do INSS têm 2 meses para sacar benefício, ou dinheiro será estornado

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA