Promulgada nessa terça-feira (12), a Reforma da Previdência vai gerar uma série de mudanças no que diz respeito aos direitos trabalhistas dos brasileiros. Após 9 meses em análise no Congresso, a medida impactará diretamente nos valores da aposentadoria, por isso é preciso estar atento ao novo tempo de contribuição ao INSS solicitado para poder fazer os cálculos exatos do benefício.
Com tantas mudanças, muitos estão em dúvidas sobre o que é necessário considerar para poder saber a quantia estipulada pelo governo para solicitar a aposentadoria.
Notícia relacionada: Segurados do INSS têm 2 meses para sacar benefício, ou dinheiro será estornado
Aqueles que estiverem em dúvidas ou desatualizados sobre as alterações da PEC, podem contar com uma ferramenta online desenvolvida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Trata-se de um simulador digital onde é possível consultar todos os dados sobre as contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Como fazer a simulação do benefício INSS online
Para utiliza, basta acessar o site do INSS e efetuar um cadastro informando o CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe. Em seguida, será disponibilizado uma caixa de texto para que você crie uma senha pessoal e intransferível.
Ela será utilizada posteriormente para que você realize novas consultas, então é preciso salva-la para evitar esquecimentos.
Com a carteira de trabalho em mãos, você responderá algumas perguntas que tem como objetivo validar sua identidade.
Os questionamentos dizem respeito ao seu histórico trabalhista, solicitando o nome das empresas onde serviu, tempo de trabalho, datas de recebimento, realização de contribuições, entre outros.
Após responder o questionário, verifique o histórico de dados clicando em Extrato de Contribuições (CNIS). Desse modo, você poderá comprovar o histórico de todas as contribuições, por vínculo empregatício ou recolhimento por conta própria.
Caso sinta falta de algum registro previdenciário, é necessário dar entrada no processo de correção por meio do telefone 135.
Outra opção para acompanhar os dados é o aplicativo Meu INSS. Disponível na versão IOS e Android, ele oferece total suporte tanto quanto o site. Para acessá-lo também é preciso realizar um cadastro com os documentos acima ou simplesmente utilizar o login já feito no site do INSS.
Tempo atual de contribuição
Considerando o período de tramitação da reforma nesses últimos meses, os novos prazos mínimos e máximos para a contribuição ainda não estão atualizados nas versões digitais do INSS.
Entretanto, na opção “Simular Aposentadoria”, ambos permitem que você tenha acesso ao seu atual tempo de serviço, de modo que possibilite o cálculo de acordo com sua situação. Assim, é possível ter uma média dos anos seguintes.
A simulação é feita de acordo com os anos, meses e dias contribuídos. Para realizar é preciso escolher entre a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.
Na sequência, o sistema lhe informará a data de entrada e saída de cada vínculo registrado nos dados do INSS possibilitando a realização do calculo.